Tecnologia

CPUs Ryzen 7000 enfrentam escassez com retorno da mineração cripto

Mercado aquecido de criptomoedas como a Qubic está esgotando processadores da AMD, em especial o Ryzen 9 7950X

por João Gabriel Nogueira
CPUs Ryzen 7000 enfrentam escassez com retorno da mineração cripto

Uma renascença na popularidade da mineração de criptomoedas está causando a escassez de processadores AMD Ryzen 7000, baseados em Zen 4. Os componentes estão sendo buscados porque têm mostrado ótimo custo x benefício na mineração de moedas como a Qubic, em especial a CPU high-end Ryzen 9 7950X.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Os componentes Ryzen atuais têm saído na frente no processo de mineração devido ao seu desempenho nas instruções AVX2 e AVX512, usadas nos cálculos necessários para gerar as criptomoedas do momento.

Como sempre acontece em momentos de “boom” de moedas como a Bitcoin e suas similares, mineradores compram componentes de hardware em grande quantidade e causam escassez dos produtos, aumentando seus preços. O Ryzen 9 7950X, por exemplo, era encontrado por cerca de US$ 515, e agora sai por mais de US$ 600, quando está disponível.

Captura de tela de uma loja com o Ryzen 9 7950X esgotado.
Fonte: WCCFTech

Segundo relatos do WCCFTech, os problemas de estoque começaram a ser reportados recentemente. Conforme mais pessoas ficam sabendo das vantagens dos Ryzen 7000 para mineração e tentam lucrar com a alta das criptomoedas, a tendência da situação ainda é piorar antes de melhorar.

Próxima geração Ryzen vai sofrer no lançamento?

Se a renascença da popularidade das criptomoedas se mantiver firme até a chegada da próxima geração de CPUs da AMD, a fabricante pode ter problemas. Isso porque os núcleos Zen 5 que vão impulsionar os futuros Ryzen se saem ainda melhor nas instruções AVX512.

Segundo o tweet acima, de um conhecido “vazador” da rede social, Zen 5 tem o dobro da performance de Zen 4 na instrução mais valorizada pelos mineradores atuais. Teremos que esperar e ver como isso vai impactar os estoques dos componentes, que devem chegar no fim deste ano.

Leia mais sobre Zen 5 clicando aqui.