Tecnologia

AMD mostra ganhos de 64% na performance de games com Work Graphs

AMD mostra desempenho da Radeon RX 7900 XTX com recurso do DirectX 12 que diminui dependência da CPU

por João Gabriel Nogueira
AMD mostra ganhos de 64% na performance de games com Work Graphs

A AMD mostrou ganhos expressivos de desempenho em sua placa Radeon RX 7900 XTX usando um novo recurso do DirectX 12 chamado Work Graphs. A tecnologia permite que a GPU fique mais independente da CPU na renderização de jogos, evitando gargalos e atrasos de comunicação.

A demonstração de performance da placa com Work Graphs veio para promover o anúncio de “mesh nodes” no recurso. Explicando de um jeito simples, é mais uma maneira de permitir que a GPU “entenda” e realize instruções sem a ação do processador.

Gráfico comparando performance com e sem Work Graphs em uma Radeon RX 7900 XTX.
Fonte: AMD

O gráfico acima compara a RX 7900 XTX usando o tradicional ExecuteIndirect, contra o novo Work Graphs. A AMD ressalta que são números “super iniciais”, destacando que veremos ganhos ainda maiores com otimizações futuras do recurso.

A empresa também apresentou uma demo do recurso funcionando em tempo real, que você pode conferir no vídeo abaixo:

“Work Graphs é o resultado de diversos anos de colaboração entre Microsoft, AMD e outros parceiros”, declarou Shawn Hargreaves, gerente de engenharia na Microsoft. “Nós sempre soubemos que gostaríamos de estender essa capacidade para além de pura computação e também alcançar draw nodes, estamos encantados de ver esse protótipo já rodando em hardware real.”

AMD também aposta em IA

Quem acompanha as notícias de hardware sabe que a AMD tem focado mais em competir no segmento de placas de vídeo voltadas para o custo x benefício, enquanto a área de GPUs premium de alta performance tem sido dominada pela Nvidia. Há rumores de que isso pode mudar, mas não vai acontecer ainda neste ano.

Sendo assim, um ganho tão expressivo de desempenho com uma simples atualização de API seria especialmente benéfico para placas da fabricante, então faz sentido sua colaboração e seu interesse na divulgação do Work Graphs.

Para mais notícias de tecnologia, é só clicar aqui.