Tecnologia

Alguns jogos estão dando problema em Intel Core i9 de 13ª e 14ª gerações

Intel investiga porque alguns games baseados em Unreal Engine estão travando em seus processadores premium

por João Gabriel Nogueira
Alguns jogos estão dando problema em Intel Core i9 de 13ª e 14ª gerações

A Intel assumiu que seus processadores Core i9 da 13ª e da 14ª geração estão causando problemas em alguns games baseados em Unreal Engine, como o imensamente popular Fortnite. Os bugs vão de um simples fechamento do jogo a até um travamento total do computador.

Os componentes afetados são os Core i9 13900K e Core i9 14900K (e suas variantes). Os problemas têm sido relatados há algum tempo, mas agora a Intel fez uma declaração oficial ao site ZDNet Korea:

“Estamos cientes dos problemas que ocorrem ao executar certas tarefas em processadores Core da 13ª e 14ª geração para PCs desktop, e estamos os analisando com as principais afiliadas”, disse a empresa, em tradução livre.

Infelizmente a fabricante não ofereceu uma janela em que podemos esperar um conserto para o problema. Enquanto isso, canais variados – inclusive a própria Epic Games – têm sugerido fazer um downclock ou diminuir o limite de performance dos processadores para mitigar o problema antes de jogar um game feito na Unreal Engine.

Intel Core i9 14900KS é afetado?

Como mencionado, as variantes dos processadores topo de linha da Intel são afetadas pelo problema, e isso inclui o recém-lançado Core i9 14900KS.

Na verdade, visto que fazer um downclock dos componentes pode ajudar a mitigar o problema, é de se especular que um componente com clock tão elevado como 14900KS está enfrentando ainda mais travamentos. Você pode ler mais sobre o atual processador Core mais poderoso clicando aqui.