Review

The Crew: Motorfest: vale a pena?

Ubisoft aposta em uma nova maneira de explorar a cultura de automóveis e acerta em cheio no modelo arcade

por Jean Azevedo
The Crew: Motorfest: vale a pena?

A imitação é a forma mais sincera de elogio“. E The Crew Motorfest é um baita elogio a excelente série Forza Horizon da Xbox Game Studios, não porque copia e cola, mas por adicionar seus temperos e fazer bem feito.

Mas não espere encontrar aqui o mesmo nível de qualidade de Forza. E isso não é demérito, é só uma constatação de onde o game da Ivory Tower larga no grid.

A evolução de The Crew é notável. E este o melhor da série com vários segundos no cronômetro, mas este pódio veio com o sacrifício da sua identidade. O que é The Crew, agora?

Antes, era uma experiência ligeiramente diferenciada. Você contava com um gigantesco mapa de todo os Estados Unidos e ia percorrendo várias regiões, conquistando eventos e fazendo sua reputação. Até rolava uma historinha, sem emoção é verdade, mas tinha.

O segundo manteve os elementos, melhorando um pouco aqui e ali, adicionou corridas aéreas e barcos. Apesar disso, não foi o suficiente para elevar substancialmente a série. 

Motorfest chega bem diferente, melhor, mais bonito, mais divertido e traçando uma nova rota, desta vez, para o Havaí.

The Crew Motorfest role
(Fonte: Jean Azevedo/MeuPS)

Ritmo de festa

É uma festa do automobilismo. No jogo, você basicamente participa de playlists de diversos tipos, incluindo categorias com carros clássicos, muscle cars, elétricos, japoneses e cumpre missões para desbloquear mais carros, equipamentos e ganhar dinheiro, entre outros.

Com os equipamentos adquiridos após as partidas, você pode personalizar as configurações do seu veículo, adicionando-os ou substituindo por opções mais eficazes. A progressão ocorre de forma gradual, e as vantagens oferecidas também permitem a compra de novos veículos na loja.

O que é realmente interessante é a possibilidade de escolher não apenas entre carros, mas também motos, barcos e aviões, e aplicar seu estilo em uma ampla variedade de personalizações. Isso é um grande acerto por parte dos desenvolvedores.

The Crew Motorfest avatar
(Fonte: Jean Azevedo/MeuPS)

Embora seja possível usar o mesmo modelo por um longo período, ele possui um limite de melhorias, incentivando os jogadores a investir em novos carros, o que é uma dinâmica comum em muitos jogos desse gênero.

A inspiração no Forza Horizon é o principal motor de The Crew Motorfest, que se destaca pela sua jogabilidade altamente acessível e extremamente divertida.

Complementando essa experiência, o ambiente multiplayer cooperativo permite que você e um amigo concluam todas as tarefas das playlists juntos. É possível conquistar todo o Havaí com um parceiro, ganhar recompensas e depois participar dos Summits, eventos online e rotativos promovidos pela Ubi.

O mundo aberto do jogo também é convidativo para a exploração. Há pequenos desafios espalhados pelos mapas que não fazem parte dos modos principais de jogo e podem ser descobertos por acaso enquanto você explora o ambiente com seus amigos. Um exemplo é o looping ao estilo Hot Wheels.

A adaptabilidade merece elogios. Motorfest vai ajustando o nível de dificuldade de acordo com o seu desempenho. Se as vitórias estão ocorrendo com facilidade, o jogo sugere um aumento de desafio, o que contribui para tornar a experiência mais competitiva.

A experiência Motorfest

Diversão e variedade. Esses são os principais destaques de The Crew Motorfest. A experiência Motorfest é extremamente divertida.

Explorar a ilha, participar dos eventos, apreciar a riqueza dos cenários e alternar instantaneamente entre as três opções de modalidades (carros, barcos e aviões) é uma experiência cativante, graças ao sólido desempenho técnico que se mantém estável durante a maior parte da jornada.

Vale ressaltar aqui como as playlists são importantes para manter o jogador (e seus companheiros de equipe) engajados no gameplay. A Ubi escolheu uma maneira interessante de apresentá-las, que é explorando a ambientação de O’Ahu.

Não é somente quando estamos no meio das corridas que a beleza e a variedade de The Crew Motorfest se destacam. Descer as montanhas no estilo Desafio em Tóquio e logo em seguida pilotar ao lado de um vulcão adormecido com carros de off-road não deixa a jogabilidade na mesmice.

Não bastasse o ritmo da apresentação das playlists, a entrega de conteúdo é ampla. Pequenas atividades como radares que captam a sua velocidade, desafios de fotos e muito mais preenchem o mundo aberto, deixando o festival ainda mais vibrante.

A Ubisoft pretende adicionar mais modalidades e temáticas especiais nas playlists, ou seja, a diversão abrangerá um público ainda maior no futuro com essa expansão na oferta de conteúdos.

Apesar de não ter muito um lado narrativo sobre o festival, há narradores te acompanhando conforme você progride no festival que apresentam a cultura local para você. Isso é um ponto positivo para aprender sobre o Havaí e acerca de O’ahu.

No entanto, as desvantagens se fazem sentir nas transições das cenas de corte, com quedas notáveis na taxa de quadros, congelamentos de menus, principalmente ao entrar no lobby de corridas, e lentidão ao alternar entre algumas opções.

Ao analisarmos os prós e contras, as vantagens superam de longe as falhas.

O jogo também se destaca pela sua beleza e escolha de paleta de cores. Enquanto nos dois títulos anteriores as cidades eram menos atrativas e os cenários mais vazios, em Motorfest, as paisagens são deslumbrantes. Tudo isso é acompanhado por uma trilha sonora bem selecionada, mesmo que não inclua nomes famosos.

The Crew Motorfest: vale a pena?

Quando avaliamos The Crew Motorfest em comparação com seus predecessores, a evolução é bastante evidente e definitivamente vale a pena, especialmente se você gostou dos títulos anteriores e é fã de jogos de corrida no estilo arcade.

Embora ele compartilhe alguns elementos com os jogos anteriores, como a inclusão de barcos, motos e aviões, Motorfest se inspira mais em outros exemplos.

The Crew Motorfest exploração

Aqui chegamos ao ponto crucial. Em comparação com outros jogos de corrida disponíveis no mercado, ele não fica atrás. Pelo contrário, é uma das melhores opções atualmente disponíveis que oferece uma ampla variedade de carros, um mundo aberto expansivo, progressão, eventos e muito mais.

Com uma jogabilidade leve e descomplicada, percorrer a ilha paradisíaca é uma experiência prazerosa. O que talvez não seja tão atraente é quando o jogo desvia desse foco e coloca você no controle de aviões e barcos.

Quando olhamos para o futuro, também vemos um grande potencial para o projeto. The Crew 2, lançado em 2018, continua a receber atualizações de temporada, então há motivos para acreditar que com Motorfest não será diferente.

Veredito

The Crew: Motorfest
The Crew: Motorfest

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Ubisoft

Jogadores: 1-32

Comprar com Desconto
80 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gameplay muito divertido
  • Mapa com paisagens lindas
  • Bom uso dos recursos do DualSense
  • Evolução consistente e incentivadora
  • Variedade de estilos
  • Muitos carros, motos e barcos
Desvantagens
  • Quedas de FPS esporádicas
  • Menus precisam ser otimizados
Jean Azevedo
Jean Azevedo
Redator
Publicações: 10.237
Jogando agora: EA Sports FC
"Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story" — Hamilton.