Spelunky 2: vale a pena?
Título apresenta melhorias em relação ao antecessor e tem um gameplay refinado
Spelunky 2 vai além do seu antecessor e torna as sessões mais punitivas. Não trata de ser um “Dark Souls em 2D”, mas a dificuldade do título é algo possível somente através do seu formato em si.
Claro, a sensação de recompensa é ainda mais satisfatória ao completar os níveis, mas há um grande risco nisso: muitos irão se distanciar do jogo.
Ame ou odeie Spelunky 2, não há espaço para meio termo.
Afinal, sobre o que é Spelunky 2?
Spelunky 2 até tem uma narrativa. A exploradora Ana vai atrás de seus pais anos após ambos desaparecerem em uma caverna. Mais três parceiros acompanham a heroína, mas nenhum deles possui habilidades próprias e funcionam apenas como “skins diferentes da Ana”.
Não que o jogo esteja preocupado em um storytelling convincente, mas a premissa original é justamente chegar ao fim da caverna para desvendar os mistérios e, bem…sobram mais perguntas do que respostas.
Vale o reforço: Spelunky 2 está mais preocupado mesmo no gameplay e, isso, ele faz muito bem.
Faca na caveira
Spelunky 2 pode ser definido como “um roguelike raiz” e não facilita em nada. Os mapas gerados aleatoriamente são muito diferentes um do outro, impossibilitando qualquer memorização. Isso por si só já é um grande desafio.
O objetivo em todos os níveis é simples: descer o mais fundo possível até chegar a uma porta que leva para o próximo cenário. São 8 “mundos” diferentes até o chefão final e, como um roguelike raiz, não há checkpoints, pontos de carregamento, viagem rápida ou qualquer coisa do tipo. É preciso começar e terminar o game em apenas uma ida.
Na exploração, os jogadores podem explodir os caminhos para coletar joias preciosas, trocando-as por itens com o mercador que aparece aleatoriamente nas partidas. Vale lembrar que os equipamentos ou melhorias compradas só funcionam até o jogador morrer. Depois disso, tudo volta ao zero e é preciso recomeçar a campanha inteira.
Os personagens de Spelunky 2 possuem uma quantidade limitada de dano, podendo ser melhorada ao ajudar o seu amigo cachorro no jogo. No entanto, o game é especialista em criar inimigos ou armadilhas extremamente complicadas.
É muito comum você levar uma flechada nas costas porque não percebeu a armadilha logo antes de começar a andar ou, então, receber um dano de um inimigo que possui uma movimentação variável.
Frustra um pouco a sensação causada pelo game ao não explicar corretamente como funcionam certas mecânicas, deixando o jogador na missão de descobrir as habilidades de um equipamento ou como ativar/desativar as armadilhas.
O que faz Spenlunky 2 ser tão adorado?
É interessante como a ideia do título de não colocar melhorias ou equipamentos desbloqueados no início da aventura traz aquela sensação do jogador ter vencido a fase graças às suas habilidades no controle. Um item comprado pode ter ajudado nessa missão, mas tudo se resume ao quão rápido você é ao controlar os escavadores de tumbas.
O game aposta num ritmo tão acelerado que até possível completá-lo em 30 minutos. Na verdade, os jogadores são obrigados a não perderem tempo em cada cenário, pois um fantasma hit-kill começa a perseguir os personagens.
No entanto, para quem se apaixona pelo game, terá um conteúdo de mais de 40 horas para explorar e descobrir os segredos de cada nível.
Outra adição são as montarias. Elas servem como poderosos aliados na sobrevivência dos escavadores. Passar um tempo com elas garante habilidades especiais de muita valia para a exploração dos cenários.
O grande destaque das novidades de Spelunky 2 são os modos multiplayer, como o arena onde quatro participantes lutam até o último ficar de pé e um cooperativo da campanha. Todos eles funcionam muito bem e têm um ritmo mais intenso. Na história, o jogo fica ainda mais difícil com um parceiro, então, que a dupla esteja preparada!
Porque eu jogaria isso?
É claro que a proposta do game da Mossmouth é proporcionar aos jogadores um título focado “em recordes”. No YouTube, por exemplo, é possível conferir alguns vídeos de usuários completando o game em menos de cinco minutos usando técnicas variadas.
Tudo é sempre muito simples e básico ao início de cada partida: mate os inimigos (ou só fuja deles) para chegar ao próximo cenário enquanto coleta joias raras para ter equipamentos. Morreu? Recomece tudo.
É por isso que os fãs do game são apaixonados por ele, por causa da simplicidade e do desafio a cada nova partida! Nenhuma partida é a mesma.
No entanto, quem desconhece a série e não se interessa pelo gênero roguelike, terá facilidade em abandonar o jogo sem pensar muito. A sensação de constante frustração e a falta de recompensas ou incentivos que não sejam troféus ou recordes faz com que as pessoas não tenham uma simpatia com Spelunky 2 logo de cara.
É um game que continua acertando no conceito o qual se propôs a fazer dentro do gênero com mecânicas que funcionam perfeitamente em um ritmo acelerado, mas não traz nenhum atrativo para conquistar novos jogadores.
Veredito
Vantagens
- Gameplay refinado
- Multiplayer divertido
- Visual muito bem trabalhado
- Cenários desafiadores e com muitos segredos
- Inovações em relação ao antecessor
Desvantagens
- Sensação de frustração constante
- Dificuldade exagerada