Review

Sociable Soccer 25: vale a pena?

Interessante no sentido de mecânicas e sistemas arcade, Sociable Soccer 25 não consegue ir além

por André Custodio
Sociable Soccer 25: vale a pena?

Muito antes de EA FC e de eFootball, o universo do futebol era retratado de forma mais casual no mundo dos games. Limitações da época acabaram restringindo muitas adaptações de regras, mas a essência do esporte estava lá: todos queriam fazer gols.

E não há como negar que esse era o charme. Partidas com gols de todos os jeitos, celebrações, estádios vibrantes e os “Allejos” da vida. Mesmo irreais, esses títulos eram bastante divertidos. Até que chega a era das simulações e, consequentemente, do competitivo.

Sociable Soccer 25 é lançado com a proposta de reviver essa nostalgia, mas infelizmente para um público que quase não existe mais. Será que ainda há espaço para essa “regressão” no cenário do futebol virtual? O game da Tower Studios pode ter fechado a porta de vez.

Social, mas nem tanto

Apesar de fazer menção ao “social”, Sociable Soccer 25 é mais uma experiência casual do que de qualquer outro tipo. O título traz a essência do arcade, com mecânicas super simples e jogabilidade baseada em fazer gols.

Enquanto seus concorrentes, como EA FC, eFootball e agora UFL, abraçam a simulação, o jogo da Tower Studios quase abdica de regras. Assim, faltas são sem critérios, não há impedimentos e recursos de dribles ou jogadas ensaiadas são inexistentes.

Sociable Soccer 25
Fonte: André Custodio

Isso quer dizer quase um caos no estilo FIFA Street. Carrinhos por trás estão liberados, assim como divididas arriscadas, chutes de todas as direções e incontáveis expulsões para ambos os lados. Quem decide se será cartão amarelo ou vermelho? Ele mesmo: o juiz.

Quem jogou Brasfoot vai entender. Cada árbitro, além de ser caricato, tem seus critérios de avaliação de faltas de acordo com seu próprio nome. Os mais preguiçosos tendem a deixar rolar, enquanto os mais raivosos pode distribuir cartões sem piedade.

Sociable Soccer 25
Fonte: André Custodio

A essência de Sociable Soccer 25 é praticamente essa. Partidas rápidas que duram menos de cinco minutos, alguns modos de jogo alternativos, poucas configurações personalizadas (para não dizer nenhuma) e sistema de recompensas pouco atraente.

Licenciado, mas para quê?

Sociable Soccer 25 é vendido como uma experiência amplamente licenciada, mas que se torna pouco funcional, na prática. São mais de 13 mil atletas digitalizados através de cartas entre clubes e seleções, mas com modelos pré-determinados e genéricos.

Os times também possuem nomes falsos, apesar de seus elencos serem atualizados. Dessa forma, você pode disputar torneios, copas e competições internacionais repetidamente, mas sem aquele charme que garante originalidade ou um gameplay mais imersivo.

Sociable Soccer 25
Fonte: André Custodio

O game da Tower Studios também peca por abandonar por definitivo a atmosfera. A torcida só aparece durante intervalos e à distância e só gritam quando é gol. Já a narração? Esqueça. Você não ouvirá sequer um “a” durante as partidas.

Os modos de jogo até que se destacam por serem muitos, com suporte multiplayer para até duas pessoas, modo carreira no estilo Master Liga (mas sem mercado de transferências ou o mínimo de profundidade de gerenciamento) e competições tradicionais.

Sociable Soccer 25
Fonte: André Custodio

Jogar com Haaland, Vini Jr., Lewandowski e outros craques do futebol mundial é divertido até certo ponto. Porém, bastam poucas horas para você perceber que o jogo não sai daquilo que se propõe.

Além disso, Sociable Soccer 25 sofre bastante com instabilidades. O game crasha constantemente e pode lhe fazer perder toda a progressão em um torneio, pois algumas competições salvam automaticamente apenas após uma leva de partidas.

Sociable Soccer 25: vale a pena?

Em tempos onde o futebol nos games já avançou consideravelmente, Sociable Soccer 25 não encontra seu espaço. O apelo à nostalgia e à simplicidade é interessante até certo ponto e claramente há muito amor no desenvolvimento do game, mas sem maior propósito.

O título peca pela falta de ambição, pois mesmo os mais de 13 mil atletas licenciados são muito mal aproveitados. Status dos craques podem colocá-los em outro patamar, mas as mecânicas empobrecidas impedem de utilizar a máxima capacidade de cada um.

Na PS Store, Sociable Soccer 25 pode ser adquirido por R$ 124,50. De fato, seria um bom preço caso não existissem os gratuitos eFootaball e UFL, assim como promoções em EA FC. Assim, mesmo fãs de futebol têm poucas razões para investir nesse projeto.

Veredito

Sociable Soccer 25
Sociable Soccer 25

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Tower Studios

Jogadores: 1 a 2

Comprar com Desconto
50 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Mecânicas arcade de simples compreensão
  • Muitos jogadores licenciados
  • Suporte ao multiplayer local e online
Desvantagens
  • Jogabilidade pouco profunda e sem graça
  • Narração inexistente, deixando partidas pouco imersivas
  • Modos de jogo com opções, mas muito limitados
  • Problemas constantes de crashes
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 8.559
Jogando agora: Diablo IV, Sprawl, Trombone
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.