Review

New World: Aeternum: vale a pena?

MMORPG relembra blockbusters modernos dos RPGs de mundo aberto, mas com toque expandido e muito promissor

por André Custodio
New World: Aeternum: vale a pena?

Após realizar testes fechados e um período de beta aberto, o primeiro MMORPG da Amazon Games, New World: Aeternum, chega aos consoles e PC. Agora em versão completa, ele estreia com uma baita responsabilidade: a de ter deixado boas impressões.

E trazendo a carga de outros RPGs online, o título promete oferecer um mundo cheio de oportunidades, mas com visuais e esquemas de controles adaptados às audiências modernas. E como se isso não bastasse, atividades e muita ação se espalham pelos quatro cantos.

Mas falar de MMO não é apenas falar sobre conteúdos, e sim de estabilidade e de audiência. Será que New World: Aeternum funciona bem, tendo em vista a necessidade de atrair a comunidade para um universo rico e com servidores de boa performance?

Continue com a gente e saiba tudo sobre essa nova experiência multiplayer em mundo aberto.

A morte é apenas uma chance de aprendizado

A ilha de Aeternum esconde segredos críticos sobre a imortalidade. Um ambicioso capitão decide iniciar uma expedição para o local, com o objetivo de descobrir o motivo da região ser tão misteriosa e remota, de acordo com rumores.

As águas não estão boas para navegar e um evento cataclísmico deixa tudo ainda pior. Com o navio prestes a ser destruído, o líder da viagem busca salvar um artefato que deveria ser transportado para a ilha, mas acaba se tornando vítima da natureza implacável.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

Você, como um dos tripulantes, acaba entrando em confronto com o capitão, logo depois dele ser possuído pelo material anômalo. Ao derrotá-lo, seu herói herda o poder, mas ao custo do renascimento de uma entidade que promete lhe caçar por toda Aeternum.

MMORPG, New World: Aeternum é uma aventura de fantasia da Amazon Games com foco no combate, na exploração e na sobrevivência. O título é uma experiência ambiciosa, com inúmeras mecânicas de jogabilidade e um mundo riquíssimo.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

O título se aproveita do conceito de imortalidade da ilha para explorar o loop de jogabilidade. Dessa forma, caso seu protagonista morra (sem ser ressuscitado a tempo), ele retorna para um ponto de checagem, seja em cidades ou próximo a um acampamento.

New World: Aeternum também possui recursos completos do gênero. Sistemas de crafting, recuperação, viagem rápida, montaria e progressão se reúnem com um combate mais consistente em terceira pessoa, assim como com a exploração recompensadora.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

O cenário principal do MMORPG é vasto e lotado de pontos de interesse. Além disso, as paisagens e microrregiões são ricas em profundidade e riqueza de detalhes, com várias delas fazendo referência à mitologia criada pela Amazon Games.

Assuma o risco com seu personagem

Logo nos instantes iniciais da campanha, você deve criar seu personagem e assumir uma classe. Apesar dessa restrição, New World: Aeternum permite que a aparência, constituição e habilidades sem trocadas a qualquer momento através de cidades.

Assim, você pode correr riscos para encontrar a build ideal. Como o game possui elementos de looter, toda missão e evento de exploração, seja principal ou secundária, garante muitos bônus em XP, itens de fabricação, equipamentos e mais.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

New World: Aeternum é extremamente recompensador e estimula constantemente a continuar jogando. O jogo traz diversas opções de jogabilidade, seja para quem deseja focar no combate ou na sobrevivência.

O combate, apesar de carecer de impacto, é versátil e funciona como RPGs tradicionais (The Witcher 3, Elden Ring e outros). A grande variedade de equipamentos também permite essa liberdade, visto que cada item varia em velocidade de ataque, peso e dano.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

Caso você queira apenas sobreviver, New World: Aeternum não é punitivo e se inspira na construção de bases tradicional. Minere, derrube árvores e construa vários projetos arquitetônicos para levantar sua casa; ou simplesmente compre e edite uma residência livre.

O game também inclui clima dinâmico, com as ameaças mudando de acordo com a região e com o nível. Ampla exploração vertical (com comandos de escalada e salto), cavernas e catacumbas secretas, eventos comunitários em tempo real e muito mais estão no jogo.

As primeiras horas são complicadas, mas nem tanto

Como nova propriedade da Amazon, New World: Aeternum é lento na apresentação dos sistemas de jogo e exige algumas horas para se compreender as ferramentas centrais. Mas fique tranquilo: elas não são tão complexas.

Craftar armas e comidas, melhorar itens de refinamento e forja, criar poções e outros tônicos, montar a decoração da casa, viajar rapidamente… Tudo é realizado de forma prática e eficiente, ocupando pouco tempo útil mesmo para quem se dedica a esses aspectos.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

O combate também é simples, contendo árvores de progressão para o personagem e para as armas, mas bastante simples e até mesmo curtas. Apesar disso, o limite de nível em New World: Aeternum é bem alto e se adapta automaticamente ao caminho escolhido.

Além disso, os momentos iniciais obrigam que os jogadores percorram a pé os pontos de interesse dos primeiros mapas, mas tudo muda quando a montaria é destravada. E vale reforçar que ela é surpreendentemente fluida: as animações in-game são bem feitas.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

O mesmo não é possível dizer das CGIs. Falta capricho na sincronia labial de animações e cenas, as expressões faciais são pobres em realismo e há pouca dinamicidade. Mas, por outro lado, todos os diálogos principais e de NPCs são dublados em português do Brasil.

New World: Aeternum também possui suporte à modalidade solo. A IA de inimigos não é tão simples e consiste em ir para cima com tudo. Porém, no geral é uma experiência bem equilibrada, com sugestões de nível recomendado por área e batalhas controláveis.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

A Amazon Games também implementou suporte para até 99 pessoas em uma mesma sessão, combate PvP (que não tira pontos ou itens de inventário dos perdedores) e expedições comunitárias e cooperativas, chamadas de Guerras e Invasões.

Jogo complexo e tecnicamente eficaz

Tecnicamente falando, New World: Aeternum traz uma experiência sólida e estável. Devido ao grande mapa online, é possível observar leves poppings ambientais ao fundo, mas nada que impacte a jogabilidade ou conexão.

Em termos de performance, o título roda adequadamente, sem crashes, travamentos, desconexões ou quedas na taxa de quadros. Os cenários também são ricos em detalhes, com mega estruturas verticais, efeitos atmosféricos, física de águas e muita neblina noturna.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

Já no PS5 o MMORPG merece elogios. O suporte ao DualSense é muito bom e inclui compatibilidade com feedback tátil e gatilhos adaptáveis. Assim, é possível sentir os níveis de resistência de cada arma, especialmente as de fogo.

New World: Aeternum: vale a pena?

New World: Aeternum é um excelente MMORPG e surge como mais um lançamento promissor. Com uma grande quantidade de conteúdos e oportunidades de gameplay para combate, exploração, sobrevivência e furtividade, ele é muito maior do que se imaginava.

Com a proposta de trazer uma essência moderna para seu estilo, o game apresenta claras referências a Elden Ring e The Witcher, mas peca em introduzir um combate de impacto. Além disso, as cenas animadas não são tão boas em termos de dinâmicas e sincronia.

New World: Aeternum
Fonte: André Custodio

Outro ponto que vale mencionar é o valor. New World: Aeternum certamente traz um bom custo-benefício e garantirá centenas de horas para fãs do gênero, mas o preço de R$ 319,90 em versão Standard pode oferecer uma certa resistência.

Porém, não há como não recomendar o título da Amazon Games. Seu gameplay é satisfatório e recompensador, enquanto o mundo apresenta cultura única e rica, incontáveis missões principais e secundárias e atividades interativas.

New World: Aeternum será lançado nesta terça-feira (15) para PS5, Xbox Series e PC.

Veredito

New World: Aeternum
New World: Aeternum

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Amazon Games

Jogadores: 1 a 99

Comprar com Desconto
77 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Ótima dublagem em português do Brasil
  • Mundo imenso e com incontáveis atividades principais e paralelas
  • Arte ambiental de Aeternum é muito bem feita
  • Ótima integração com os recursos do DualSense
  • Gameplay complexo, mas extremamente intuitivo
  • Quantidade absurda de armas e equipamentos
  • Suporte a modos PvE e PvP
  • Boa estabilidade dos servidores
  • Exploração constantemente recompensadora
Desvantagens
  • Cenas em CGI e animações carecem de melhorias
  • Combate com pouco impacto e dinamicidade
  • IA precisa ser aprimorada
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 8.561
Jogando agora: Diablo IV, Sprawl, Trombone
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.