Review

NBA 2K21 no PS5: vale a pena?

Game tem um salto de qualidade notável em relação à versão do PS4 e é ótimo cartão de visitas next-gen

por Thiago Barros
NBA 2K21 no PS5: vale a pena?

Quando NBA 2K21 foi anunciado, a 2K Sports fez questão de dizer que haveria uma diferença clara entre gerações. Ao contrário de outros games, que são apenas versões levemente melhoradas na next-gen, o NBA 2K21 no PS5 é um jogo novo. E se torna um cartão de visitas de altíssimo nível para uma nova era de jogos eletrônicos.

Desempenho, gráficos, gameplay… Tudo é muito mais incrível em NBA 2K21 no PS5. Os primeiros trailers já davam essa impressão, e o título não decepciona. Se você tem alguma dúvida sobre a diferença entre o PlayStation 5 e o PlayStation 4, ela vai passar rapidinho nos primeiros minutos do novo game de basquete da 2K.

Especialmente para quem tem o jogo na “atual geração” – que agora já é “anterior”. Os tempos de loading, por exemplo, são excepcionais. Não há mais tela de carregamento entre o momento de selecionar os times e ir pro jogo. É apertar o “X” e entrar na quadra. O visual dos jogadores, então, nem se fala.

Next-Gen is now

A 2K usou muito o “is now” (“é agora”) na divulgação do jogo desse ano, e o NBA 2K21 no PS5 comprova que a next-gen é mesmo agora. Quando jogamos o game no PS4, ficou um gostinho de quero mais. Era só uma “nova skin” de NBA 2K20.

Mas a 2K Sports avisou: o foco dela era na nova geração. E a prova chegou.

A nova geração chegou em NBA 2K21 no PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
A nova geração chegou em NBA 2K21 no PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Claro, ainda é o “mesmo” jogo essencialmente: nos modos, na dinâmica, na jogabilidade… Mas “tunado”. Repaginado. Mais bonito. Mais rápido. Mais impressionante. Especialmente para quem presta atenção nos detalhes.

Os movimentos dos jogadores, a física da bola, os bancos de reserva, as expressões faciais, a iluminação… Tudo isso faz com que um jogo de NBA 2K21 no PS5 possa, facilmente, ser confundido com uma partida da vida real.

A forma como você sente as colisões no DualSense, o shot stick mais preciso do que nunca, uma nova e mais completa experiência com a WNBA, The City (o novo mapa multiplayer online), a incrível trilha sonora ainda mais recheada de sucessos, as arenas mais vivas, com a torcida mais realista…

Kobe x MJ: saudades... (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Kobe x MJ: saudades… (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Adições bacanas e que fazem com que seja possível realmente notar o upgrade feito de uma era para a outra.

NBA 2K21 no PS5: vale a pena?

A conclusão vem com uma nota pessoal do editor. Me lembro bem que NBA 2K14 foi o meu primeiro jogo do PS4 – comprado no dia do lançamento do console em Miami, nos Estados Unidos. E quando o jogo rodou pela primeira vez, eu tive a certeza de que tinha valido a pena adquirir o novo videogame. De que estava em uma nova geração.

Bateu um dèja vu com NBA 2K21 no PS5. É exatamente a mesma situação.

Detalhes faciais são incríveis em NBA 2K21 no PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Detalhes faciais são incríveis em NBA 2K21 no PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

E, assim como foi há sete anos, é claro que é só o começo. É um game novo, mas ainda baseado em um da geração anterior. Mesmo com todas as melhorias. Ainda está longe, mas imagina só no que vem. No outro. No outro.

A série de basquete da 2K Sports se consolidou na geração PS4, e sem dúvidas tem tudo para se consagrar ainda mais no PS5. Esse é só aquele famoso primeiro passo. Vale, sim, a pena – só o preço que pesa no bolso. Quase R$ 300 na versão next-gen e sem a tão requisitada localização para o português.

Acima, um pequeno gostinho da velocidade do carregamento de uma partida de NBA 2K21 no PS5 capturado pelo MeuPS. Da hora que você aperta o X para escolher até a bola subir não são nem 15 segundos… Next-gen is now.

Veredito

NBA 2K21
NBA 2K21

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: 2K Sports

Jogadores: 1-10

Comprar na Amazon
87 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gráficos e ambientação estonteantes
  • Gameplay mais afinado e realista
  • Modos de jogo variados garantem horas de jogo
  • Tempos de loading são extremamente rápidos
Desvantagens
  • Preço alto
  • Falta de localização para o português
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 1.798
Jogando agora: MLB The Show 2021
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.