Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections: vale a pena?
Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections atrai fãs pela nostalgia, mas faz pouco para se destacar
Os fãs sabem qual é o maior sonho de Naruto: se tornar Hokage e conquistar o respeito dos cidadãos da Vila da Folha — algo que ele consegue no mangá encerrado em 2014. Agora, da mesma forma que o protagonista loiro, se Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections quisesse ser amado pelos fãs da franquia, provavelmente precisaria se empenhar bastante em sua jornada.
O novo game de luta é mais um capítulo da já consagrada série da CyberConnect2, que estava em pausa desde 2017, ano de lançamento de “ROAD TO BORUTO”, DLC de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2015). Entretanto, os aficionados pelo mundo ninja podem se decepcionar com o conteúdo apresentado, pois há poucas novidades em relação ao seu antecessor.
Naruto x Boruto: histórias do passado e do futuro
Como o nome do game sugere, o foco desta vez não é só em Naruto Uzumaki, mas também em seu filho, Boruto Uzumaki. Com isso, a CyberConnect2 divide pai e filho entre dois modos de jogo: “História” e “História Especial”.
“História” traz a saga de Naruto — desde os primeiros dias como um ninja Genin no anime clássico, até seus momentos de heroísmo em Naruto Shippuden. O jogador passa por oito capítulos, em que ele precisa enfrentar inimigos, chefões e ouvir o narrador falar (muito).
Infelizmente, parece haver um pouco de descaso por parte da CyberConnect2 em transmitir a bonita história criada por Masashi Kishimoto aqui. Em uma boa parte deste modo, o player é apresentado a diversas imagens retiradas do anime (sem animações, mas apenas com os “.PNG”), enquanto o narrador tenta resumir a narrativa.
O grande problema disto é que quem não conhece a história, provavelmente não compreenderá quase nada do que se passa ali. Para os fãs, por outro lado, eles dificilmente sentirão a mesma magia transmitida pelo mangá, pelo anime e até por jogos anteriores de Ultimate Ninja Storm.
Enquanto isso, temos também a “História Especial”, um arco criado especialmente para Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections. O protagonista é Boruto, que junto de seus amigos, joga um MMORPG chamado “Ninja Heroes”, que, de alguma forma, se torna uma ameaça ao mundo shinobi.
Este modo é o principal ponto positivo de todo o jogo da CyberConnect2. Por se tratar de uma história original, ela pode atrair os fãs da franquia e até consegue emocionar quem tem um coraçãozinho mais mole. Não só isso, mas traz personagens originais, incluindo a excelente Nanashi. O ponto negativo fica para o vilão Merz, este bastante esquecível.
Um problema de “História Especial” fica para o baixo fator de gameplay. Acontece que, o jogador sentirá estar assistindo a um filme de anime, com cerca de 7h de duração: muitos diálogos e cutscenes, mas, um número muito baixo de lutas.
Luta em arena e muitos personagens (muitos mesmo!)
No quesito gameplay, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections segue fazendo o arroz e feijão da série Storm: se trata de um título de luta em 3D, no estilo de arena. Isso significa que a perspectiva é em 3ª pessoa, mas, não necessariamente, o personagem controlado pelo jogador é quem está mais próximo da tela — isso pode variar de acordo com o decorrer da batalha, havendo possibilidade de o inimigo se encontrar em destaque, enquanto o seu lutador aparece distante.
Aqui, não existe segredo: a jogabilidade continua praticamente a mesma dos jogos anteriores. O player consegue performar combos (de simples execução) e combiná-los com jutsus e ferramentas ninja. Também dá para se defender e pedir assistência de até dois aliados — inclusive, há como trocar o lutador principal pelos aliados, embora todos compartilhem uma única barra de vida.
Quem é familiar com a franquia não sentirá qualquer dificuldade de se adaptar ao gameplay. Tudo está lá do jeitinho que era antes, passando uma sensação de mesmice e faltando um tempero para haver evoluções significativas. A grande diferença fica para as ferramentas ninja: em títulos anteriores, elas se esgotavam se utilizadas, agora, se recuperam com o tempo.
Outra novidade fica para os modos de controle, que são dois: “simples” e “normal”. O primeiro segue a mesma premissa do “Estilo Moderno” de Street Fighter 6, da Capcom, e foi feito pensando na acessibilidade, pois ao pressionar um único botão, você poderá ativar combos contínuos. O segundo é a tradicional experiência da série Ultimate Ninja Storm.
Por fim, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections conta com um incrível elenco de mais de 130 personagens jogáveis — reunindo os de Naruto Clássico, Naruto Shippuden e Boruto. É verdade que para chegar a esse número, o jogador verá diversas variações de um mesmo lutador (Sasuke, por exemplo, tem formas com o Rinnegan, com o Mangekyou Sharingan Eterno, do filme “THE LAST”, com o Selo Amaldiçoado, entre várias outras). Claro, isso não é um problema de forma alguma.
Todos estes lutadores, inclusive, podem sofrer personalizações. Há como trocar seus trajes e até adicionar adereços, para dar uma cara nova aos ninjas. Estes itens podem ser comprados com dinheiro conquistado in-game, o que deve incitar os grinders de plantão a jogarem bastante o título.
Gráficos são um espetáculo a parte, mas modo online deixa a desejar
Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections também continua trazendo uma das marcas registradas da franquia: gráficos muito bonitos. O estilo de arte escolhido destaca expressões faciais e habilidades especiais em lutas de chefões, deixando tudo muito vivo e colorido.
Ao mesmo tempo que isso é um ponto positivo, há um porém: muitas das animações vistas neste jogo são recicladas de títulos anteriores. Isso serve tanto para os jutsus, quanto para combos e poses de vitória após as batalhas.
Quanto ao modo “Batalha Online”, é necessário citar que o netcode parece um tanto ultrapassado. Lag não é nada incomum e prejudica demais a experiência em lutas ranqueadas e casuais.
Além de tudo, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections possui dublagem e localização completa em português brasileiro. No entanto, em determinados momentos, as falas dos personagens ficam um tanto robóticas — e alguns fãs já sugerem que a CyberConnect2 utilizou I.A. em certas linhas de diálogo, embora isto não tenha sido confirmado pelo estúdio.
Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections: vale a pena?
Embora Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections traga algumas novidades em relação a Storm 4, o game passa a sensação de que poderia ser um DLC do seu antecessor. O bom número de personagens jogáveis e itens de personalização, além do modo “História Especial” são os atrativos do pacote.
A ausência de um gameplay com exploração de mapa (lembra do modo “Aventura” em Storm 4? Aqui não tem isso…), as animações reutilizadas de títulos passados e o modo “História” pobre tornam Connections um game que está na prateleira debaixo em relação aos demais da franquia.
Fãs da obra de Masashi Kishimoto até podem se sentir atraídos pelo título, por conta da história inédita de Boruto. Talvez, o ideal seja esperar por uma promoção, afinal, na PS Store, o título sai por um preço alto para o conteúdo entregue: R$ 299,90.
Veredito
Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
Sistema: PlayStation 5
Desenvolvedor: CyberConnect2
Jogadores: 1-2
Comprar com DescontoVantagens
- Modo "História Especial" é uma boa adição para os fãs
- Elenco gigantesco de personagens jogáveis
- Muitas opções de personalização
Desvantagens
- Modo "História" é pouco convidativo
- Modo "História Especial" poderia ter mais gameplay
- Jogos online com problemas
- Dublagem em PT-BR tem momentos estranhos
- Não existe um modo de exploração de mapa