MLB The Show 24: vale a pena?
MLB The Show 24 é o mais novo jogo da série de baseball da Sony; confira a análise completa
Os últimos anos da franquia de jogos de baseball da Sony San Diego Studio vêm sendo de constante evolução. Principalmente, desde MLB The Show 20. É claro que há alguns altos e baixos muito comuns deste tipo de game, e a cada ano temos pontos positivos e negativos que moldam a jornada da saga. Com MLB The Show 24, é claro, não é diferente.
A mais nova adaptação do esporte, que é amado nos Estados Unidos, Japão, Venezuela e alguns outros países, porém pouco popular no Brasil, divide opiniões. Por um lado, oferece um gameplay justo, divertido e acessível, com apresentação bem feita e variedade de modos de jogo. Por outro, é uma experiência pouco inovadora, que parece mais um soft update da sua antecessora.
Afinal, o que pesa mais? Um bom feijão com arroz te satisfaz, ou a falta de uma batata frita compromete a refeição? Bom, MLB The Show 24 chegou ao PS5 e ao PS4 no dia 19 de março, e você pode conferir a nossa opinião sobre o jogo abaixo.
Figurinha repetida
A grande questão aqui é que, se você der uma lida no review de MLB The Show 23, vai ver os seguintes pontos positivos:
- Ambientação e gráficos impressionam cada vez mais
- Gameplay está ainda mais amigável para iniciantes
- Novos conteúdos são bastante interessantes
E os seguintes pontos negativos:
- Não há nenhum tipo de conteúdo em português
- Narração e comentários não têm muitas novidades
- Conectividade para partidas online tem problemas
Tudo isso continua basicamente igual. O que era legal, segue legal. A ambientação é ótima, e os gráficos até decepcionam um pouquinho por não terem dado um passo a mais, porém seguem no nível aceitável. A jogabilidade ainda auxilia os novatos, com uma dificuldade dinâmica, e há atualizações de conteúdo que, se não são super inovadoras, pelo menos dão um novo ar ao jogo.
Por exemplo: precisamos falar do Road to the Show, um modo extremamente agradável e que chega à segunda temporada permitindo sonhar ainda mais. O Caminho para a Glória está de volta este ano com o modo de carreira mais detalhado até o momento. Trabalhe desde o beisebol da Double-A até o The Show e defina seu legado enquanto alcança seus sonhos dos playoffs da MLB.
Com direito até a mulheres, pela primeira vez na história da franquia, podendo ser criadas para seguir nesta jornada. A inclusão, aliás, parece um ponto importante de MLB The Show 24, que é também uma verdadeira enciclopédia do esporte. A segunda temporada das Negro Leagues, por exemplo, é não só legal para vivenciar o baseball de antigamente, como para aprender com ele.
A palavra Storylines, ou seja, Histórias, é fundamental no jogo. E o bacana é que você pode não só escrever a sua, como reviver e aprender sobre o que aconteceu na vida real. O modo focado no lendário Derek Jeter também merece elogios.
Por outro lado, a tentativa de imitar o sucesso do FUT, de FIFA, que acontece em todos os outros games de esporte, também está aqui, com Diamond Dynasty. Mais do mesmo, porém com o seu público (e, sim, suas microtransações). Assim como a Franquia, também bastante comum e conhecida de todo mundo que curte o gênero.
Felizmente, independente de qual caminho você escolha, ou quais, o jogo conta com gameplay super simples de entender e que te dá o tempo necessário para dominar. São vários tutoriais, além de uma dificuldade ajustável que permite que os novatos vão ganhando confiança e evoluindo a cada partida. Se você não manja tanto, coloca no very easy e vai subindo. Se adaptando.
Há alguns pontos que poderiam ser melhores neste aspecto? Sim, principalmente na parte de rebatidas, que ainda parece menos dinâmica do que deveria. Mas nada que tire seu brilho, e nem capaz de fazer com que os jogadores já acostumados com a série se decepcionem. Afinal, como dito anteriormente, o status quo é o que prevalece em MLB The Show 24.
Pois, sim, o que não era tão bacana, também continua sem ser. Algo bastante comum em jogos de esportes com edições anuais, certo? A localização continua inexistente – curiosamente, nem o espanhol foi agraciado com uma locução. Além disso, os comentários em inglês não são dos melhores, além de repetirem muitas frases. A todo momento.
O modo online também não é muito agradável para os brasileiros, pela conectividade, e para o público em geral pela falta de opções de modos de jogo conectados. E talvez a principal falha deste bom jogo seja justamente o fato de ele não conseguir solucionar alguns problemas antigos. Manter o bom? Tudo bem. Não melhorar o ruim? Complicado.
MLB The Show 24: vale a pena?
Portanto, a conclusão é simples: para quem esperava mais novidades e inovações ou é apenas um jogador casual, provavelmente não vale tanto assim. Mas para quem só quer mais um bom jogo de baseball, atualizadinho e com algumas melhorias aqui e ali, certamente vale. Especialmente para aqueles que gostam dos modos com mais história, um desenvolvimento além do campo-bola.
No fim das contas, MLB The Show 24 entrega exatamente o que se espera dele, e não dá para reclamar muito disso.
Veredito
Vantagens
- Variedade de modos de jogo
- Storylines são bastante interessantes
- Valorização da história do esporte
- Apresentação merece elogios
- Road to the Show é uma atração à parte
Desvantagens
- Visual não impresisona
- Diamond Dynasty não cativa a longo prazo
- Gameplay segue basicamente o mesmo