Review

MLB The Show 23: vale a pena?

Jogo de baseball da Sony apresenta uma evolução significativa em relação ao seu antecessor; confira a análise completa

por Thiago Barros
MLB The Show 23: vale a pena?

Já vou abrir a análise dizendo que sim, eu sei que baseball não é um esporte muito consumido no Brasil. Pouquíssima gente no país sabe das regras, acompanha partidas e tudo mais. Mas para aqueles que curtem, ou têm interesse em curtir um dia, MLB The Show 23 pode ser muito bom. Seja para viver a versão digital do que você já vê na vida real ou como porta de entrada para a modalidade.

O jogo é considerado pelos desenvolvedores uma nova era na franquia. E não é difícil de entender os motivos. Além de estar incrivelmente bem feito graficamente, e de aproveitar toda a tecnologia do PlayStation 5, ele oferece aos jogadores um gameplay aprimorado (mais intuitivo do que nunca) e uma grande variedade de modos de jogo.

Se MLB The Show 23 tivesse localização para o português do Brasil e um modo online mais consistente, seria uma experiência praticamente perfeita para quem curte o esporte. Infelizmente, porém, estes pontos ainda atrapalham, assim como a pouca popularidade do esporte – não espere, por exemplo, ter vários amigos na sua lista jogando.

Baseball para todos

Quando a bola é arremessada ou rebatida, não tem para ninguém. MLB The Show 23 é um dos jogos do gênero que mais conseguem trazer a realidade para os videogames de maneira satisfatória para os fãs. Óbvio, ainda há alguns erros, principalmente no timing de certas jogadas – ainda mais quando estamos jogando online.

MLB The Show 23

Mas, no geral, a jogabilidade é ótima. As animações dos jogadores, os comandos, a física da bola. Tudo funciona de uma forma que é possível dizer que dá até pra confundir que é um jogo da MLB mesmo que está passando na televisão. Especialmente pelo fato de o jogo ser lindo. Ter uma apresentação super bem feita, gráficos extremamente bem construídos e a narração simulando a TV.

Só que o mais legal disso é que todo esse conjunto não fica restrito apenas aos jogadores hardcore. A cada ano, parece que o San Diego Studios tenta deixar o jogo mais acessível. As mecânicas estão mais simples, os tutoriais mais completos, e assim não tem desculpa para não aprender. Ainda mais com a dificuldade dinâmica, que vai aumentando o desafio conforme você vai tendo resultados melhores.

E o que não falta é desafio.

MLB The Show 23 Negro Leagues

Afinal, MLB The Show 23 oferece aos jogadores uma gama enorme de modos de jogo. Não é só jogar uma partida aqui e outra ali, ou disputar uma temporada da Major League Baseball. Road to the Show, March to October, Diamond Dynasty… Tudo está lá. Modo carreira, Franquia e aquele já tradicional de colecionar cartas. Cada um com seus atrativos, todos super divertidos.

E o que falar de duas incríveis adições: as seleções nacionais e as Negro Leagues? O modo das Negro Leagues, então, é incrível. Talvez não por seu gameplay, que consiste em cenários relativamente fáceis, mas pela aula de história com vídeos contando as histórias que são simuladas ali para valorizar a história de icônicos jogadores, como Jackie Robinson.

Aliás, a quantidade de lendas da modalidade espalhadas pelos modos de jogo impressiona. Ao todo, 180 nomes que fizeram história no esporte marcam presença, incluindo Derek Jeter (capa da Collector’s Edition), David Wright, Mark McGwire e Sammy Sosa.

MLB The Show 23 tem modo carreira

Além disso, em termos de jogabilidade, o título  traz novas dinâmicas entre arremessadores e rebatedores, mais de 5 mil animações de ação in-game e maior variedade nas respostas de atletas. Melhorias na personalização da conta, estratégias de gerenciamento aprofundadas no modo Carreira e customização também no estilo de jogo merecem elogios.

MLB The Show 23: vale a pena?

A resposta é sim, vale. Até porque, se você está aqui, lendo este review e chegando até o final dele, muito provavelmente é porque tem algum interesse no jogo, né? E, para este público específico, é claro que é uma ótima opção. Talvez a melhor dos últimos anos em The Show. Desde jogabilidade até gráficos e apresentação, ele entrega o que se espera.

E até para quem ainda não está acostumado, uma dica: na PlayStation Store, é possível baixar o game para testar por 3 horas se você tiver o plano Deluxe do PS Plus. Ótima oportunidade de ver como são as coisas e, quem sabe, se apaixonar por uma nova modalidade esportiva – e, claro, um dos melhores títulos do gênero no momento. MLB The Show 23 vale a pena.

Veredito

MLB The Show 23
MLB The Show 23

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: San Diego Studio

Jogadores: 1-4

Comprar com Desconto
85 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Ambientação e gráficos impressionam cada vez mais
  • Gameplay está ainda mais amigável para iniciantes
  • Novos conteúdos são bastante interessantes
Desvantagens
  • Não há nenhum tipo de conteúdo em português
  • Narração e comentários não têm muitas novidades
  • Conectividade para partidas online tem problemas
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 4.699
Jogando agora: Shin Megami Tensei V: Vengeance
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.