Review

MLB The Show 21: vale a pena?

Novo game de baseball da Sony traz inovações pedidas pela comunidade em sua estreia na nova geração

por Thiago Barros
MLB The Show 21: vale a pena?

MLB The Show 21 marca a estreia da série de baseball da Sony San Diego no PlayStation 5. E  o começo é com o pé direito. Ou melhor, com uma rebatida daquelas! Um criador de estádios, a opção de ser um two-way player na carreira, novos estilos de gameplay… Muita coisa que a comunidade pediu, os desenvolvedores fizeram.

Por outro lado, ele deixa um pouco a desejar em alguns detalhes que eram esperados em uma nova geração. Especialmente no visual. MLB The Show nunca foi considerado um dos melhores games em gráficos, mas a expectativa era de que, no PS5, isso melhorasse de maneira significativa. Não aconteceu.

No geral, MLB The Show 21 agrada por ser um título extremamente coeso, com atributos positivos em todos os aspectos. Especialmente em termos de gameplay. É um game acessível para iniciantes, mas também pode ser bem complexo para os fãs mais hardcore, com uma variedade de opções de jogabilidade. Se você curte baseball e videogame, não tem jeito. Tem que garantir o seu!

Gameplay x Visual

Todo mundo sabe que MLB The Show 21 é mais um daqueles casos de jogos de esporte anuais em que pouca coisa relevante muda. Mas, nessa temporada, havia alguma expectativa por ser o primeiro da franquia no PlayStation 5.

Rebatedor com taco de baseball no jogo MLB The Show 21

Bem, o que pode-se dizer é que ele aproveitou algumas das melhorias proporcionadas pelo console, como os tempos de carregamento muito mais rápidos, mas deixou a desejar em outros. Especialmente na parte visual.

A jogabilidade é aquela já consagrada, com ainda mais opções. Há novos modelos de rebatida e arremessos, permitindo que o jogador se adapte da forma que mais gostar. Se você quer simular uma partida de baseball no videogame, essa é sua escolha definitiva. Independente do modo a ser escolhido.

Ícones de MLB The Show 21

O Modo Franquia ainda pode melhorar um pouco, mas evoluiu, com mais ferramentas para dar sua cara ao time – como o Criador de Estádio, que é bem avançado e divertido. O Diamond Dynasty, equivalente ao Ultimate Team que é tão famoso da EA, também tem mais opções do que nunca. Battle Royale, Conquests, Programs, Ranked Seasons, Showdown, Moments…

Vale destacar também o Road to the Show, que é um Modo Carreira, onde pela primeira vez é possível atuar como two-way player, o que deixa o jogo ainda mais dinâmico e realista. Sem falar nas cutscenes e no desenvolvimento do personagem. O March To October, com os seus cenários diferentes e específicos, também é muito divertido – e ajuda a não “perder tanto tempo” com jogos extremamente longos.

Menus de MLB The Show 21 com opções de jogo

Só que tudo isso acontece com gráficos que não parecem de PlayStation 5. Especialmente se compararmos com outros títulos de esporte de primeiro nível, como NBA 2K21, que chegou à nova geração com tudo. Por falar em NBA 2K, outra funcionalidade que MLB The Show poderia “pegar emprestada” é o componente online.

MLB The Show 21: vale a pena?

No fim das contas, MLB The Show 21 é um jogo extremamente de nicho. E, para esse grupo de pessoas, é muito recomendado. Para quem tem interesse em começar a jogar games de baseball ou já é fã da saga, vale muito – mesmo com o preço alto.

Jogador de capa de MLB The Show 21

Para quem não está familiarizado com o esporte, é bem mais complexo – mas, ainda assim, com interesse, é possível dominá-lo com uma boa dose de prática. Especialmente porque, conforme dito anteriormente, ele é bem customizável em termos de gameplay. É possível, por exemplo, adicionar uma dificuldade dinâmica – que vai fazendo o jogo ficar mais difícil conforme ele percebe sua evolução.

Contudo, é sempre bom ressaltar que o componente online dele não é tão robusto, os gráficos não agradam muito e não há narração (nem legendas) em português (o que é normal, já que o esporte não é lá tão popular assim por aqui). Ainda assim, os “defeitos” são poucos perto do que a simulação de MLB The Show 21 oferece em termos de jogabilidade e de toda a emoção do baseball.

Em suma, MLB The Show 21 é um dos melhores jogos de esportes do mercado se você tem um PlayStation 4. Se tem um PS5, também vale, mas não impressiona tanto visualmente. De qualquer forma, é mais uma bela entrega da Sony na sua série de baseball.

Veredito

MLB The Show 21
MLB The Show 21

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: SIE San Diego Studio

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
85 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Jogabilidade bem construída e dificuldade adaptável
  • Criador de Estádios finalmente lançado
  • Road to the Show ainda mais completo
Desvantagens
  • Gráficos não impressionam como deveriam
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 1.828
Jogando agora: F1 2021
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.