Review

Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC: vale a pena?

Com desempenho consistente e boa otimização, a Sony deu outra tacada certeira nos computadores

por Valdecir Emboava
Marvel's Spider-Man Miles Morales para PC: vale a pena?

A Sony continua levando seus jogos para os computadores, uma estratégia que parece ter dado muito certo nos últimos meses. Marvel’s Spider-Man Miles Morales foi lançado na última sexta (18), talvez marcando a “saidera” do ano com outra grande estreia da PS Studios na plataforma.

A Nixxes Software, desenvolvedora adquirida pela Sony para ajudar na adaptação desses ports, tomou a frente novamente. Desta vez, fez um trabalho melhor se comparado à Marvel’s Spider-Man Remastered — que chegou ao PC em agosto com alguns pequenos probleminhas de desempenho, conforme apontado na análise do MeuPS.

Sendo um dos títulos de “inauguração” da nova geração de consoles, Marvel’s Spider-Man Miles Morales chegou em novembro de 2020 e foi um dos nomes mais fortes do PS5 na época. Se com “grandes poderes vem grandes responsabilidades”, agora a aventura precisa provar seu valor novamente — desta vez no PC.

Lembrando que, como nos casos anteriores, a nota foi dada com base na avaliação do port — então não espere por impressões do enredo, mecânicas de gameplay e outros aspectos.

O que já era bom, ficou “espetacular”

Ambos os jogos do cabeça de teia da Insomniac Games são experiências de mundo aberto ambientadas em uma Nova York rica em detalhes. Portanto, não é tarefa fácil otimizar tanta informação sem deixar um ou outro detalhe passar batido. Por sorte, Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC impressiona positivamente com poucos percalços.

Embora haja raras ocasiões onde algumas texturas apresentam problemas (quase imperceptíveis, na maioria dos casos), a Nixxes Software provou seu valor como estúdio da PlayStation e realizou um belo trabalho no port. Ele supera (e muito) o que foi feito em Marvel’s Spider-Man Remastered, principalmente pela consistência na otimização e no desempenho.

Marvel's Spider-Man Miles Morales para PC
(FONTE: reprodução)

A máquina usada na análise de Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC foi mais que o suficiente para acompanhar a jornada do herói na configuração “Ótimo Ray Tracing”: uma RTX 2070 Superprocessador AMD Ryzen 9 3900X16 GB de RAM e um SSD M.2 NVMe.

As especificações para reproduzir Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC, inclusive, são bem parecidas com as do jogo principal. Confira abaixo os hardwares necessários para rodá-lo em diferentes configurações:

Marvel's Spider-Man Miles Morales
Requisitos de Marvel’s Spider-Man Miles Morales para PC (FONTE: reprodução)

Gameplay fluido com taxa de quadros bem consistente

Para ter uma boa aparência na nova plataforma, é necessário adaptar o jogo às configurações da sua máquina. Por sorte, além de fazer isso sozinho, ele também vem acompanhado de diversas opções de personalização para atender à sua demanda, incluindo modos de qualidade, desempenho e muito mais.

O DLSS, tecnologia de escalonamento de imagem da NVIDIA que melhora a resolução sem exigir muito processamento da GPU, mais uma vez provou ser um recurso indispensável no PC. Com ela, computadores menos potentes conseguem uma boa qualidade no game.

Na máquina usada na review, o Modo Equilibrado do DLSS foi a melhor escolha — como de costume. Durante a aventura pela Nova York de Marvel’s Spider-Man Miles Morales, foi possível obter uma resolução em QuadHD (2560 x 1440, o tradicional 2K) com uma taxa média de quadros a 70/90 FPS. É superior ao do PS5, que roda a 60 FPS, embora a resolução não seja em 4K pela falta de um monitor com esse recurso.

O Modo Desempenho Máximo também se encontra disponível, mas só se você estiver disposto a sacrificar um pouco de qualidade de imagem por 10/15 de FPS a mais — não vale muito a pena, no fim das contas.

A taxa de quadros nesse modo não é a única coisa no port de Marvel’s Spider-Man Miles Morales digna de elogios. Além disso, o draw distance, distância com que os objetos são renderizados na tela, assim como texturas, sombras e outros elementos, são muito bem otimizados na maioria do tempo. É uma experiência realmente indispensável.

Porém, há uma ressalva que não teve como tirar uma prova real: ao ativar o ray tracing, a conversa muda um pouco. Mesmo na configuração média, há travamentos e problemas em algumas texturas.

Não foi possível tirar muitas conclusões, pois a GPU usada aqui foi uma RTX 2070 Super — ela até suporta o recurso, mas de forma limitada e não há como colocar no páreo com uma placa da série 30, por exemplo. Por esse motivo, a análise não focou na funcionalidade.

Mouse e teclado são dispensáveis

Assim como em Marvel’s Spider-Man Remastered, usar mouse e teclado aqui não é uma boa ideia. É um jogo que possui muitos comandos. Calibrar a memória muscular para decorar todos eles pode levar um tempo — e acabar te frustrando no processo.

Marvel's Spider-Man Miles Morales
(FONTE: reprodução)

Por isso, opte por um controle compatível com a Steam em Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC — se for um DualSense, melhor ainda, pois a Nixxes Sofware também incluiu suporte ao controle de nova geração da Sony.

Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC: vale a pena?

Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC é uma experiência indispensável aos jogadores, principalmente se você já se aventurou com Peter Parker anteriormente — e quer mais. Caso já o tenha jogado no PS5, não há muitas novidades que justifiquem um novo gameplay.

Sendo o terceiro lançamento mais popular da Sony no PC em 2022, o port da aventura atraiu mais de 13.500 mil jogadores no fim de semana de estreia — um número notável que consolida a boa fase da gigante japonesa na plataforma. Isso sem mencionar a sua recepção no Metacritic, onde está classificado com média de 88 pontos atualmente.

Marvel's Spider-Man Miles Morales
(FONTE: reprodução)

Colocando as configurações do ray tracing de lado, o port é muito bem otimizado através do DLSS. O Modo Equilibrado proporciona consistência no desempenho, assim como visuais estonteantes, texturas bem polidas e, claro, a história de um dos heróis mais legais desse universo.

Outra ressalva é o seu preço de R$ 199,90 na Steam e na Epic Games Store, um preço alto para uma experiência relativamente curta com cerca de oito horas de campanha. Vale lembrar que, no fim das contas, Marvel’s Spider-Man Miles Morales ainda é uma e expansão standalone.

Veredito

Marvel's Spider-Man Miles Morales
Marvel's Spider-Man Miles Morales

Sistema: PC

Desenvolvedor: Insomniac Games | Nixxes Software

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
90 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Taxa de quadros consistente através do DLSS da NVIDIA
  • Ausência de bugs impressiona positivamente
  • Desempenho consistente durante todo o gameplay
  • Experiência indispensável para os fãs do herói que jogam na plataforma
Desvantagens
  • Preço
Valdecir Emboava
Valdecir Emboava
Jornalista
Publicações: 3.827
Jogando agora: Resident Evil 4 [remake]
Jornalista de games desde 2017. Amo uma boa experiência, independente do gênero.