Review

Headset Wireless Série Ouro: vale a pena?

Headset chegou ao mercado brasileiro - oficialmente - em 2020. O modelo é uma grande opção para os fãs de headsets da marca

por Daniel dos Reis
Headset Wireless Série Ouro: vale a pena?

Após testar modelos mais básicos de headsets, como o Cloud Stinger da HyperX, um mais econômico da Trust e um top de linha também da HyperX, chegou a hora de o MeuPlayStation avaliar o Headset Wireless Série Ouro de PlayStation.

O modelo, na verdade, já está disponível no mercado há um bom tempo, mas só chegou às terras tupiniquins – de forma oficial – em 2020 pelo preço sugerido de R$ 499. Atualmente, ele já pode ser encontrado mais em conta e pode ser uma opção bem interessante para os fãs de headsets da PlayStation.

Os destaques ficam por conta do surround 7.1 virtual, configurações personalizadas de áudio e conforto.

Reluz como Ouro

A série Ouro é uma das mais populares dentro da linha de PlayStation e, em uma escala, fica abaixo do Platinum. No entanto, em muitos aspectos ele não deve em nada para seu irmão rico. De imediato, o desenho agrada por oferecer o conforto necessário em longas jogatinas.

A caixa acompanha:

  • Headset estéreo sem fio
  • Adaptador sem fio
  • Cabo de áudio de 3,5 mm
  • Cabo USB (Tipo A a Micro B)
  • Guia de início rápido
  • Guia de segurança e suporte

A instalação não exige muito esforço. Basta plugar o pendrive no PlayStation 4 e fazer a sincronização. A vantagem de um modelo sem fios, claro, é a capacidade de mobilidade. Inclusive, é uma sensação de liberdade bem esquisita para aqueles acostumados com headsets com fios. No começo, parece que falta algo.

1
Modelo chegou ao Brasil – oficialmente – em 2020.

Seu design é elegante e encaixa muito bem na cabeça. Há opções de ajustes bem flexíveis para que ele possa ficar satisfatoriamente preso sem causar desconforto. Só não espere encontrar opções de dobradiças ou outras formas mais personalizadas de encaixe. É simples: movimente as conchas para cima ou baixo até encontrar um ajuste bacana. No fim a simplicidade, acaba sendo uma vantagem.

Por outro lado, caso suas orelhas sejam um pouco grandes (ou mesmo sua cabeça), pode ser que ele não ofereça muitas possibilidades.

Leva só um tempinho para que você se acostume com as conchas. Apesar não ter um esquema de memory foam, a curva de adaptação é curta. Rapidamente você vai se esquecer de que “veste” um headset. Mesmo que não seja de couro verdadeiro, é bem confortável.

Sua rigidez e envergadura também não deixam a desejar. E ao contrário de alguns outros modelos, este parece ser mais durável. Até porque, não dobra e sua haste repassa uma boa sensação de segurança. Não dá pra cravar com 100% de certeza, mas o Headset Wireless Série Ouro não deve enfrentar os mesmos problemas de “couro descascando” do Platinum (precisaríamos testar por muitos meses até ter uma certeza).

O que pode exigir um pouco mais de tempo de adaptação são os botões. Eles ficam nas laterais dos alto falantes e geram uma confusão. Em alguns momentos você vai querer baixar o volume, mas acaba pressionando os botões de ajustes incorretamente. Não é algo que incomode tanto a médio prazo, de toda forma.

2
Leva-se um pouco de tempo para “decorar” as posições dos botões.

Nestas opções você vai encontrar botões para “mute”, abaixar ou diminuir sua voz em relação aos sons do jogo, alternar entre configurações pré-ajustadas.

Em desfavor mesmo só o cabo USB para recargar. Ele é bem curtinho e vai exigir que o jogador tenha locais bem mais limitados para deixá-lo carregando. Por sinal, uma carga completa leva em torno de 3,5 horas. Isso proporciona 7h de jogatina com surround 7.1 ligado em um bom volume.

Solta a batida

O surround 7.1 faz uma baita diferença no fim das contas. Mesmo sendo “virtual”, ao ligar e desligar a opção, você percebe de imediato os efeitos graves e agudos vibrarem. Você vai ouvir com riqueza de detalhes os sons dos passos dos adversários, elementos de cenários mais sutis, vozes e mais. É ótimo!

Outro ponto positivo é a compatibilidade com o Companion App. Você baixa o aplicativo no PlayStation 4 e isso lhe permite acesso a um conjunto de configurações bem personalizadas em jogos otimizados. De acordo com a Sony, os modos foram cuidadosamente ajustados pelos próprios desenvolvedores. E não é que faz mesmo uma baita diferença!?

O único porém é quantidade limitada. Nem todos os jogos contam com estas personalizações.

E a utilidade dele vai além dos videogames. Experimente assistir um seriado ou músicas e você logo notará o bom desempenho. Isso, no PlayStation 4. Você pode usá-lo em outros consoles, PC ou celulares (com cabo de 3.5mm) mas não terá o surround 7.1 virtual. Mesmo assim, é uma outra forma de aproveitá-lo.

O microfone cumpre bem seu papel. Por ser embutido, ele obviamente não traz o mesmo nível de qualidade de um top de linha, contudo entrega bom desempenho. Seus colegas de party ouvirão sua voz com nitidez e clareza.

3
Modelo é confortável e resistente.

Já o sistema de eliminação de ruídos depende de alguns fatores. Ele funciona bem quando você não está posicionado de frente a outros sons. Exemplo: você coloca uma caixa de som na lateral, enquanto joga olhando para frente. Neste cenário, os resultados são ótimos. Seus colegas sequer ouvem outras coisas além da sua voz.

Mas se você girar um pouco em direção ao ruído, ele não consegue eliminar completamente os sons e isso pode interferi na conversa. Claro, a maioria das pessoas não vai jogar de frente para uma outra caixa de som, mas vale a menção.

O isolamento também vai variar um pouco. As conchas vestem bem e reduzem significativamente os sons externos quando bem encaixado, você consegue mesmo ficar imerso dentro da jogatina e não vai notar nada ao redor. Por outro lado, se sua orelha for um pouco…digamos, avantajada, pode ser que a vedação não fique 100%.

Headset Wireless Série Ouro foi à Gold

Headset Wireless Série Ouro não vai entregar o mesmo desempenho do Platinum, ele sequer se posiciona para tanto, mas mesmo assim consegue oferecer um resultado de excelente qualidade e até rivaliza com outros premium em vários aspectos. É ergonômico, a qualidade dos alto falantes é ótima para sua proposta e o microfone faz bem seu papel.

O surround 7.1 pesa bastante a seu favor, aliado aos ajustes personalizados através do App. A duração da bateria é bem satisfatória para um modelo sem fios – você também pode conectar no controle por cabos se quiser – e proporciona muita mobilidade.

Se você procura um headset oficial de PlayStation, o Headset Wireless Série Ouro é sua melhor opção. Vantagens por ser uma versão disponível oficialmente por aqui, som suporte e garantia da marca.

Veredito

Headset Wireless Série Ouro
Headset Wireless Série Ouro

Sistema: PlayStation 4, PlayStation VR, PlayStation 3 e PS Vita

Desenvolvedor: Sony

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
85 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Surround 7.1 virtual
  • Conforto e ergonomia
  • Opções de personalização de sons
  • Compatível com outros equipamentos
Desvantagens
  • Cabo de carregar curto