Review

FIFA 21 no PS5: vale a pena?

Versão next-gen do game de futebol da EA Sports traz melhorias relevantes e esperança para sua sequência

por Thiago Barros
FIFA 21 no PS5: vale a pena?

Uma semana depois, já dá para dizer: o FIFA 21 no PS5 muda pouco, mas agrada. Principalmente, é claro, nos gráficos. A jogabilidade se mantém como no PS4, mas a ambientação e a sensação de marcar um gol da vitória no último minuto fazem com que o impacto seja bem mais marcante do que o esperado.

Como já falamos bastante do gameplay de FIFA 21 no review da versão de PS4, vamos focar essa pequena análise do game no PS5 em sua otimização para a nova geração. Afinal, seu core é basicamente o mesmo, mas existem algumas mudanças relevantes – e que fazem o jogo subir um degrau de qualidade e dar esperanças boas para FIFA 22.

E como é um ugprade gratuito, apesar de alguns problemas nesse quesito, não dá para não recomendar, né?

David Beckham

A EA Sports apostou bastante em David Beckham como garoto propaganda, com sua volta à série FIFA após anos de exclusividade no PES. E não poderia haver jogador melhor do que ele para exemplificar o que é o FIFA 21 no PS5.

Ambientação de FIFA 21 no PS5 está incrível
Ambientação de FIFA 21 no PS5 está incrível (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Assim como Beckham, não é só um rostinho bonito – apesar de muita gente dizer isso.

Becks era um craque, que até ficou mais famoso pelo estilo popstar do que pelo futebol, mas jogava muita bola. O FIFA 21 no PS5 não chega a ser um baita jogo, mas suas melhorias também não são só estéticas.

Apesar de o visual, claramente, ser o que mais chama a atenção. A nova câmera, a torcida mais vibrante do que nunca, cutscenes mais interessantes… Tudo isso ajuda a passar a imagem de uma nova geração.

Jogadores estão mais realistas no FIFA 21 no PS5
Jogadores estão mais realistas no FIFA 21 no PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Mas você também sente isso – conforme a própria EA prometeu.

O DualSense vibra quando a bola bate na rede. Os botões ficam mais pesados quando o jogador cansa. As cenas ao marcar gols decisivos nos últimos minutos empolgam. E, claro, os tempos de loading são “ridículos”, como diria Everaldo Marques. No Ultimate Team, não dá nem pra ver o time do adversário direito.

Cadê meus amigos?

Agora, tudo isso vem a um preço. A ausência do crossplay. É uma pena, mas se seus amigos continuarem no PlayStation 4, você não vai poder jogar com/contra eles. E o coop no Ultimate Team e o Pro Clubs estavam entre as experiências mais divertidas de FIFA 21.

Coop segue divertido no FIFA 21 de PS5
Coop segue divertido no FIFA 21 de PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Em FIFA 21 no PS5, você só vai poder aproveitá-las se a galera também estiver com o novo console. Dá até uma tristeza olhar a lista dos contatos ao apertar o R2 e não ter (quase) ninguém, enquanto no PS4 estava repleta de gente.

E o pior é que não dá nem para ter as duas versões – pelo menos para jogar o FUT. Ao iniciar o modo na edição de PS4, o jogador recebe uma mensagem de que já fez o upgrade para a nova geração e, por isso, não é possível continuar.

Pode ser difícil encontrar jogos no FIFA 21 no PS5
Pode ser difícil encontrar jogos no FIFA 21 no PS5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Isso faz com que também seja um pouquinho mais difícil de encontrar partidas – especialmente na Weekend League. Nada de absurdo, mas vale mencionar. No Pro Clubs, está impossível. Mesmo.

Também não há melhorias de jogabilidade. Ninguém esperava isso, porém seria bacana se houvesse.

FIFA 21 no PS5: vale a pena?

Conforme dito anteriormente, a resposta é óbvia:  vale. Se por um lado FIFA 21 não é o melhor jogo da série, por outro ele tem pontos mais legais do que seus antecessores mais recentes, como FIFA 20 e FIFA 19, e FIFA 21 no PS5 tem melhorias relevantes. “De graça”.

Ou seja, o único motivo para não valer a pena o upgrade é se a galera que joga contigo estiver no PS4. Aí é uma decisão complicada entre aproveitar o game na edição next-gen sozinho ou seguir com o “antigo” com os parças.

E aí, o que você vai escolher?

Veredito

FIFA 21
FIFA 21

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-4

Comprar na Amazon
80 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Visuais melhorados e nova câmera
  • Ambientação bem mais realista
  • Carregamentos extremamente rápidos
Desvantagens
  • Nenhuma mudança de gameplay
  • Falta de crossplay com o PS4
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 1.798
Jogando agora: MLB The Show 2021
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.