Eliosi’s Hunt: Vale a pena?
Os jogos nacionais estão cada vez melhores
Eliosi’s Hunt chegou ao mercado no último mês de agosto, com a promessa de trazer um desafio diferenciado para aqueles jogadores que estão cansados de terminar um jogo com poucas horas de dedicação.
A história mostra como sua jornada de caçador de recompensas, não será nada fácil. Diversos desafios o aguardam, neste que é mais um jogo de uma produtora brasileira, mostrando que jogos nacionais estão, de fato, começando a se destacar.
Numa ambientação de ficção-cientifica, pós-guerra, semelhante ao filme Blade Runner, você é Eliosí, uma caçador de recompensas. Basicamente, estes são os elementos do enredo. Infelizmente, o jogo não deixa claro a narrativa, e esta é a única informação que conseguimos passar, pois ela está no site da TDZ Games.
Ao começar um novo jogo, o protagonista se encontra em uma espécie de bar alienígena onde pega um cartão com sua primeira missão, que corresponde ao chefe da primeira fase. Sentimos falta de uma pequena introdução que contasse a história do personagem e qual as motivações de sua jornada.
Belo visual
Ao iniciar Eliosi’s Hunt, recebe-se uma boa surpresa logo de cara: o visual. Este fato mostra que, definitivamente, as produções brasileiras podem alçar novos vôos e merecem sim, um olhar mais carinhoso do jogadores.
As texturas estão bem feitas. A movimentação e física, tanto do protagonista, quanto dos inimigos, estão igualmente caprichados. Houve claramente uma preocupação com o nível de detalhes de cada parte do jogo.
Um ponto negativo é que há alguns momentos nos quais a vegetação dos cenários cobre totalmente a visão que se tem do Eliosi, dificultando bastante as fugas dos inimigos, que são bastante ágeis em relação ao protagonista. Ao menos enquanto não conseguimos evoluir o personagem.
Apesar do visual, há dois elementos no jogo que ficaram um pouco estranhos: os obstáculos que caem e levantam do chão (e podem ferir seu personagem), assim como as plataformas móveis. Elas estão muito semelhantes a uma… Digamos… “parte baixa masculina”. De fato, ficou bastante estranho.
Os efeitos sonoros são bem convincentes, principalmente os tiros, quando se faz necessário dispará-los com frequência, contra os inimigos que vem ao seu encontro rapidamente. Já a trilha sonora, embora combine com a ambientação do jogo, não chega a ser excelente, mas é bem interessante.
Eliosi’s Hunt bebeu de boas fontes
Claramente, o jogo tem algumas boas inspirações, as quais serviram de ingredientes pra fazer este belo bolo. Lembra um pouco o Crash Bandicoot, pelo fato de haverem muito obstáculos a transpor, e exigir pulos e movimentos precisos em muitos destes momentos, durante a sua jornada.
O tiroteio desenfreado, com muitos inimigos vindo em nossa direção, remetem alguns dos jogos de tiro com visão top down da Housemarque, como Dead Nation e Alienation. Para os nossos leitores mais antigos, o Smash TV também é uma boa referência.
Jogabilidade atraente
Eliosi’s Hunt tem uma jogabilidade bastante precisa, uma resposta muito boa aos comandos. Um pequeno ajuste melhoraria ainda mais. O impulso poderia percorrer uma distância mais longa, o que facilitaria escapar dos inimigos e deixaria seu personagem mais ágil.
Isso tornaria o jogo um pouco mais acessível e divertido, pois os inimigos são bastante ágeis e, embora seu personagem possa evoluir os atributos, é um pouco frustrante estar em grande desvantagem para estes inimigos, já nas primeiras horas de jogo.
Conclusão
Eliosi´s Hunt é um jogo que surpreende positivamente. Tem um nível de dificuldade elevado (como nos bons tempos da era 8 e 16 bits) e combina, de forma muito competente, elementos de tiro e plataforma. A inexistência de um bom enredo não tira o mérito do jogo ser, ao mesmo tempo, desafiador, bonito e divertido.
Principalmente os jogadores old school, que passaram por grandes desafios no passado, com jogos como Mega Man e Battletoads, vão ter uma feliz oportunidade de colocar suas habilidades à prova. Alguns obstáculos no decorrer das fases e, principalmente, os chefes de fase, vão exigir um bom treino por parte do jogador. Um jogo recomendado até pelo seu precinho na PlayStation Store de R$ 15,50. Assim como pontuamos na review do 99Vidas, é importante incentivarmos a nossa pequena indústria de jogos. E, mesmo que você não goste do estilo, palavras de incentivo já são bem úteis.
Veredito
Vantagens
- Nível de dificuldade elevado
- Combina elementos de tiro e plataforma muito bem
- Bom preço
Desvantagens
- Enredo fraco