EA Sports FC 24: vale a pena?
Nova era dos jogos de futebol da Electronic Arts chega com tudo; confira a análise completa
Para muita gente, revisar um jogo de futebol é fácil. Afinal, todo ano é a mesma coisa. Mas, na prática, não é bem assim. Ainda mais em um momento tão relevante quanto o lançamento de EA Sports FC 24 – que, depois de três décadas, substitui a aclamada série FIFA. É a história sendo escrita na nossa frente e, por isso, nada mais justo do que analisar bem o produto que foi gentilmente cedido pela Electronic Arts.
Por isso, apesar de o embargo ter caído no último dia 22, data em que o jogo foi liberado no acesso antecipado, o MeuPlayStation decidiu esperar mais alguns dias para testar à exaustão o que FC 24 traz para o campo. Especialmente para poder jogar online – que é o interesse da grande maioria dos jogadores.
Desde a revelação oficial em Amsterdã, há dois meses, até o lançamento para o público geral, na próxima sexta-feira (29), a expectativa só cresceu. E agora, podemos dizer que EA Sports FC 24 corresponde ao hype?
Simulador ou Arcade?
Vamos começar pelo que mais interessa: bola rolando. Afinal de contas, o que todas aquelas novidades prometidas pelos desenvolvedores realmente fazem? HyperMotion V, PlayStyles, Advanced Defending, Precision Passing… Todos nomes bonitos, mas no que isso impacta a partida de futebol em si?
Bom, o que podemos dizer é que o marketing foi bom, e a jogabilidade correspondeu. Apesar de não ser perfeito, o gameplay do FC pode, claramente, ser descrito como um dos melhores dos últimos anos. Infelizmente, ainda há velhos problemas, como jogadores “deslizarem” enquanto andam e volantes “passivos”, mas muita coisa melhorou.
A começar pela parte tática – que normalmente decepcionava em FIFA. Desta vez, parece que os jogadores realmente cumprem as funções corretas, ficam em suas posições e se movimentam em bloco, como no futebol de verdade. Os balanços, por exemplo, estão mais eficientes, fortalecendo a defesa do lado em que a bola está – o que também gera boas oportunidades de viradas rápidas de jogo.
Agora, já que estamos falando de defesa, é preciso destacar que está muito mais difícil marcar em EA Sports FC 24.
Provavelmente, haverá algum patch em relação a isso em breve, porque boa parte da comunidade está reclamando, mas o fato é que criar oportunidades de gol está mais fácil do que nunca. O flow das jogadas no ataque é muito bom, mas isso deveria ter um counter na defesa, permitindo um equilíbrio das ações. Porém, não é o que acontece, e jogos recheados de gol são frequentes.
O que foge bastante do foco no realismo que a EA Sports prometia no jogo. Assim, claro, como a polêmica inclusão de mulheres no modo Ultimate Team. Os times mistos criam toda uma nova dinâmica, e as atletas femininas parecem estar bastante OP no setor ofensivo, por normalmente terem mais velocidade. Alexia Putellas e Alex Morgan, por exemplo, são duas das melhores cartas do jogo.
Gostando ou não, essa é uma realidade com a qual você precisará se acostumar no UT. Seja em termos de meta, seja na hora de abrir seus pacotes de cartas. Certamente, em algum momento, você vai achar que tirou um Militão e na verdade será a Kathellen, por exemplo. Vale destacar também a mudança que isso deve gerar no mercado mais pra frente, com muito mais cartas para DMEs e objetivos.
Aqui, fica aquela dúvida de sempre: afinal, EA Sports FC 24 é simulador ou arcade?
Feio é não fazer gol
A resposta também é a de sempre: um híbrido. Se, por um lado, a ideia é deixar o campo-bola mais perto da vida real, e até por isso temos novamente um ritmo mais lento de jogo, por outro é preciso adicionar mecânicas e conteúdos que o deixem mais divertido.
No fim das contas, a fórmula não vai mudar. Nunca vai ser um simulador 100%, nem um arcade 100%. É preciso entender isso e tentar se adaptar ao que for necessário a cada ano. No EA Sports FC 24, a chave parece estar nos PlayStyles.
Cada jogador tem badges de acordo com suas habilidades e isso faz toda a diferença. Ter um zagueiro com um PlayStyle de antecipação é totalmente diferente de um com bloqueio, por exemplo. O primeiro sai para tentar roubar a bola, o segundo fica na frente dos chutes. As combinações são muitas e você, de fato, percebe tudo isso dentro de campo.
Pegue o exemplo de Bruno Fernandes, meio-campista do Manchester United, por exemplo. Ele tem um PlayStyle+ (que é quando alguém realmente é acima da média naquele estilo de jogo) de Passes Incisivos, o que faz com que suas enfiadas com o triângulo sejam bem mais eficientes e precisas.
E isso não vale apenas no Ultimate Team. É importante ter isso em mente na hora de contratar um jogador na carreira ou criar seu atleta, usando-o na Carreira ou no Clubs. Modos que, aliás, merecem elogios. O novo sistema de empresário, os estilos de jogo táticos e a adição importante do crossplay, respectivamente, são todos muito bem-vindos a EA Sports FC 24.
Na Carreira de Técnico, temos uma pegada mais de Football Manager. No Clubs, vale destacar também o novo sistema de temporadas com recompensas, sempre aliadas ao modo Volta também, que faz com que cada jogo realmente importe mais do que nunca.
O bacana de EA Sports FC 24 é justamente que ele oferece uma enorme gama de possibilidades de como jogá-lo. Com um gameplay bem afinadinho, gráficos bacanas e licenças das principais ligas do mundo. Se você gostar do x1 tradicional, tem. Online e offline. Se prefere a experiência de criar sua equipe, tem. Ultimate Team e Modo Carreira. Se quiser criar um jogador, Clubs pro online e Carreira no off.
Não existe gol feio. Feio é não fazer gol.
EA Sports FC 24: vale a pena?
Obviamente, porém, há algumas bolas na trave. A primeira delas é sobre as cutscenes. Se por um lado foram adicionadas imagens bastante interessantes em momentos como os menus de pause ou loading, por outro sumiram as entradas significativas de jogos importantes, como decisão da Champions, por exemplo. Algo que quebra a imersão e que não faz sentido algum.
O mesmo acontece com os novos menus. A ideia para a UX é excelente, principalmente no Ultimate Team, permitindo o acesso rápido aos diferentes conteúdos do modo. Contudo, o número de travamentos e crashes chega a ser surreal. Gerando, inclusive, coisas tipo isso aqui:
E isso aqui:
É uma pena, tendo em vista que, de fato, o trabalho na parte de visual e pensando na experiência do usuário parece ter sido acertado. Além disso, obviamente, é preciso falar de preços. A versão padrão física custa R$ 331 na Amazon. Na PS Store, a Digital sai por R$ 358,90. Para aqueles focados no Ultimate Team, também tem o claro fato de ele ser cada vez focado nas microtransações, não tem jeito.
No fim das contas, EA Sports FC 24 faz mais gols do que sofre. Não chega a ser uma goleada ou uma partida daquelas inesquecíveis, mas dá, talvez, para dizer que é um bom primeiro jogo de ida. O começo de uma nova era, que segundo os próprios desenvolvedores, vai ser marcada pelas inovações e autenticidade que estão só começando.
O pontapé inicial foi dado. Que venham os próximos 30 anos!
Veredito
Vantagens
- Evoluções e Objetivos do Ultimate Team
- Modos de Jogo são variados e divertidos
- Cross Play torna o Clubs "jogável" de novo
- Gameplay é um dos melhores em muito tempo
- Novas cutscenes são bem interessantes
Desvantagens
- Crashes e travamentos nos menus
- Defesa precisa melhorar urgentemente
- Jogadores ainda "deslizam" no gramado
- Falta de cutscenes de entrada em campo