Review

EA SPORTS College Football 25: vale a pena?

EA SPORTS College Football 25 mata as saudades de uma franquia que os fãs sempre amaram

por Thiago Barros
EA SPORTS College Football 25: vale a pena?

Depois de dez longos anos, o futebol americano universitário está de volta aos videogames. EA SPORTS College Football 25 marca o retorno desta experiência de controlar as principais promessas do esporte nos campos virtuais. Cercado de enormes expectativas desde seu anúncio, há três anos, ele chega com enorme responsabilidade e consegue corresponder.

Especialmente pelo excelente trabalho de mapeamento e ambientação feito pelos desenvolvedores. Obviamente, é muito mais difícil fazer um jogo com times e atletas universitários do que Madden – afinal, são bem mais atletas e times para “digitalizar”. E a EA Sports acertou em cheio nesta jogada. Cada equipe tem suas particularidades, elenco, estádio, comportamento da torcida e por aí vai.

Não, não é um jogo perfeito. Há alguns glitches e bugs – que os jogadores de Madden já até conhecem – e a conectividade para quem joga no Brasil e quer aproveitar o modo online, infelizmente, deixa bastante a desejar. Além disso, a falta de customização no Dynasty Mode e a limitação na carreira de um jogador que não é top prospect incomodam um pouco.

EA Sports College Football 25: vale a pena?

EA SPORTS College Football 25 mata as saudades de uma franquia que os fãs sempre amaram. A grande questão, principalmente para o mercado brasileiro, é: qual o tamanho deste público?

É difícil dizer que um jogo é “recomendado” quando ele é tão nichado assim. Se Madden, que traz os principais times e as grandes estrelas da modalidade, já tem um alcance restrito, o que dizer de uma experiência voltada para o futebol americano universitário norte-americano, cuja cobertura é mínima no Brasil?

EA Sports College Football 25

É óbvio que trata-se de um belo jogo para quem curte o esporte e está por dentro da realidade e da história do College Football, e não à toa é um baita sucesso nos Estados Unidos, só que trazendo para a nossa realidade, é difícil dizer que vale a pena gastar R$ 350 nele.

Dito isso, tirando esta particularidade, EA Sports College Football 25 é exatamente o que poderíamos esperar depois de mais de dez anos de hiato. Gráficos de alto nível, apresentação incrível, enorme variedade de instituições, modos de jogo completos e divertidos, além de um gameplay bem refinado.

Inclusive, muita gente diz que melhor do que Madden – o que é verdade se comparado ao último jogo, mas pode ser uma prévia do que está por vir no próximo, que será lançado nos próximos dias.

EA Sports College Football 25

Sem dúvidas, o grande foco de EA Sports College Football 25 está no modo carreira, ou Road To Glory. Criar seu personagem, ir para uma universidade e fazer sua carreira é incrível.

Especialmente por alguns detalhes, como o fato de ter que brigar por posição, poder escolher a instituição de acordo com suas ambições e a dificuldade de escolher onde gastar seus pontos (XP, relação com a comunidade, lado acadêmico e liderança). Dá para entender um pouquinho das atribulações das vidas destas promessas, principalmente em faculdades menores.

Quando você é um QB novato em um time, por exemplo, você não pode nem chamar as jogadas que quiser. Tem que fazer o que o técnico manda e pronto. A imersão agrada, a diversão também. Fica só um gostinho de que poderia haver mais mini-games e também momentos em que você joga partidas dentro do próprio elenco, mas mesmo assim é ótimo.

EA Sports College Football 25

E o que dizer do Dynasty Mode? Completaço! Tá, não dá para editar os jogadores no elenco, o que é uma pena, mas fora isso, é uma experiência bem robusta de incorporar o Coach Carter e comandar um programa de futebol americano de uma faculdade. E vale citar que os menus são lindos, muito bem organizados e com um tempo de carregamento bem satisfatório.

Tudo isso com, além de uma boa jogabilidade, um clima de futebol universitário. Uma imersão incrível. Cheerleaders, bandinhas, os torcedores com as camisas representando e fazendo os gestos que são tradicionais de cada torcida (como o U da Universidade de Miami), e gráficos que realmente são dignos da atual geração de consoles.

Uma pena é só “não poder” aproveitar tudo isso online, tendo em vista que a conectividade não é das melhores – afinal, a maioria dos adversários está na América do Norte. Mas para quem é fã desta modalidade, tem conhecimento sobre o cenário universitário e se satisfaz jogando online, sem dúvidas é uma baita experiência.

Veredito

EA SPORTS College Football 25
EA SPORTS College Football 25

Sistema: PS5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-4

Comprar com Desconto
82 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gráficos bem impressionantes
  • Jogabilidade fluida e realista
  • Características únicas para cada universidade
  • Variedade de atletas e times é incrível
  • Modo Carreira divertido e viciante
  • Dinastia com Técnico é bastante completa
Desvantagens
  • Bugs, glitches e problemas de conexão
  • Não é possível editar o elenco na Dinastia
  • Carreira é bem difícil de evoluir no começo
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 5.430
Jogando agora: Silent Hill 2
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.