Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake: vale a pena?
The Cosmic Shake consegue extrair o que há de melhor na animação e incorporar no gameplay com maestria
“Vocês estão prontas, crianças!? Estamos, capitão!” Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake infelizmente não tem essa icônica abertura, mas é um convite para os fãs do atrapalhado personagem da Nickelodeon se juntarem a ele em uma aventura épica e engraçada.
Tivemos a chance de jogar a produção da Purple Lamp na versão de PS4 via retrocompatibilidade no PS5. O resultado foi bastante positivo e já podemos adiantar que as vozes em PT-BR fazem do jogo algo ainda mais especial e divertido.
Uma história original e intrigante
Em Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake, nosso querido personagem amarelo causa um grande problema no multiverso. O inocente cozinheiro do Siri Cascudo compra uma substância nova (Lágrimas de Sereia) para fazer aquelas bolhas super caprichadas apresentadas nas animações, mas não sabia do perigo que o aguardava.
O líquido era uma substância poderosa capaz de realizar desejos, e como ele exagerou no “show de sabão mágico”, isso causou uma ruptura no universo. Seus amigos, sua casa e seu local de trabalho pararam em outras dimensões, e ao lado de Kassandra, a vendedora do produto, a inocente esponja precisará juntar toda a gosma espalhada.
Essa geleia, claro, não fica esperando para ser recolhida de forma pacífica. Ela se transforma em monstros variados e até toma controle de alguns personagens da animação para atrapalhar a sua jornada.
Demora cerca de 9 horas para fechar a campanha, mas há colecionáveis escondidos em cada uma das dimensões abertas. Quem quiser a platina, provavelmente deve gastar mais tempo para alcançá-la.
O gameplay é encantador
Não duvide das habilidades do Bob Esponja neste jogo. Conforme exploramos as diversas dimensões abertas pela gosma, ele aprende novas habilidades e soma ao conjunto inicial que é bastante útil.
No desenho, ele é um ótimo caçador de águas-vivas. No game, a rede para capturá-las é sua ferramenta de ataque. O chapeiro do Siri Cascudo está acostumado com hambúrgueres, mas usa uma caixa de pizza como planador. Claro, ainda dá para fazer bolhas para prender os inimigos menores e acionar alavancas com as mesmas.
Ao longo da jornada, ele aprende golpes de caratê — que lembram a mecânica de “cabeçada do Sonic” — e tira carteira de motorista para pilotar cavalos-marinho, entregando momentos bem parecidos com os de Crash Bandicoot quando ele atravessa os cenários montando animais.
Como assistente de viagem, ele conta com o Patrick “Balão” Estrela, o mesmo de sempre, mas em formato de bexiga e menor. Os dois se ajudam muito no decorrer da aventura.
Neste quesito, Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake é 10/10. Todas essas mecânicas servem tanto para combate quanto para explorar cada cenário e são apresentadas de forma muito natural durante a narrativa, dando mais destaque à evolução do personagem.
Muitas skins do Bob Esponja
Para cada dimensão do “Mundo dos Desejos” que é aberta, Bob Esponja recebe uma nova skin. A grande maioria já apareceu em algum episódio da animação e foram muito bem escolhidas para cada momento da narrativa.
Isso sem falar no comportamento do próprio protagonista. Basta deixá-lo parado sem mexer no controle por poucos segundos e ele começa a dançar ou a imitar as coisas que vemos nos desenhos.
Onde o jogo poderia entregar mais
Cada cenário tem a sua temática e suas próprias missões para serem concluídas, porém, a Purple Lamp cometeu alguns deslizes ao prolongar e repetir certos objetivos de forma exaustiva. Em determinadas fases, é necessário cumprir o mesmo requisito mais de três vezes.
Isso pode passar despercebido pelo jogo ter bastante diversão, mas deixa aquela sensação de que não estamos progredindo para resgatar os amigos do Bob Esponja.
Outros fatores do jogo deixam essa situação ainda mais “pesada”, principalmente pelo protagonista ser bobo, inocente e puro demais para lidar com certos vilões e fazer de tudo para salvar os habitantes da Fenda do Biquíni — nada de spoilers!
A localização em PT-BR
Todos os personagens de Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake são dublados em PT-BR, o que deixa a experiência ainda mais nostálgica e divertida — Wendel Bezerra, mais uma vez, mostra seu talento no papel de Bob. A localização é um dos principais destaques positivos da obra. Torcemos para que sirva de inspiração para futuras adaptações como essa.
Desempenho tem pequenas falhas
Claro, nem tudo está tão perfeito lá na Fenda do Biquíni. Algumas interações dos inimigos com o ambiente acabam deixando os mesmos travados e impedindo a progressão nas missões.
Em certos pontos, mesmo tendo cumprido os objetivos, recarregar seus dados salvos pode fazer os inimigos ressurgirem. Não é necessário refazer tudo, mas eles atrapalham a chegar em determinados locais.
Agora, falando em desempenho geral, não aconteceram crashes ou bugs. Só é preciso ter um pouco de paciência com a movimentação do Patrick em fases cheias de obstáculos — às vezes ele fica teleportando após encostar em alguns objetos.
Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake: vale a pena?
Disponível por R$ 199,50 na PS Store, Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake entrega muito mais do que promete. Pelo tempo de gameplay e diversão, é bom avaliar o investimento. Caso caiba no bolso, é uma boa opção para ter na biblioteca, sim.
A jogabilidade, dublagem e as referências à animação fazem do jogo uma experiência de alta qualidade. Se você é um fã da franquia da Nickelodeon ou quer apresentá-la a alguém, essa é uma excelente porta de entrada para tal.
Veredito
Bob Esponja Calça Quadrada: The Cosmic Shake
Sistema: PlayStation 4
Desenvolvedor: Purple Lamp
Jogadores: 1
Comprar com DescontoVantagens
- Jogo muito divertido
- Gameplay oferece boas opções no combate e exploração
- Uma história original bem contada
- Localização em PT-BR é espetacular
Desvantagens
- Missões mais extensas sem necessidade
- Interações dos inimigos com os cenários às vezes bugam