Review

Batman: The Telltale Series (Episódio 1): Vale a pena?

por Thiago Lima
Batman: The Telltale Series (Episódio 1): Vale a pena?

O Homem Morcego está de volta ao mundo dos games. Batman: The Telltale Series conta uma nova versão de história do herói, apresentando aos gamers o primeiro episódio de sua nova série.

A empresa investiu em enredo para conseguir envolver os jogadores em um “filme”, valorizando cada decisão do usuário, capaz de definir os rumos da história.

Por isso, diversas são as possibilidades de final para o episódio, cabendo a cada um decidir qual perfil ideal para o comportamento de Bruce Wayne.

O poder de contar histórias

Essa é a pegada da Telltale, que não poderia ser diferente em Batman. A produtora manteve o alto nível de sua narrativa em seu novo título, prendendo a atenção nos acontecimentos e nas possíveis consequências das decisões tomadas durante as 2 horas de gameplay.

E o foco dessa história é a vida de Bruce Wayne, envolvido em uma trama política em Gotham que pode sujar o nome de sua respeitada família, uma das últimas lembranças dos tempos dourados de paz daquela metrópole.

Decidir apoiar um novo candidato à prefeitura de Gotham é apenas um dos desafios dentro desse emaranhado de poderes formais e informais em que se transformou o poder na cidade.

Batman: The Telltale Series - Política

É por isso que bater de frente com esses poderes, sejam eles legais ou não, pode significar declarar uma guerra de consequências inimagináveis.

Com essas premissas em mente, será preciso defender tudo aquilo que Bruce Wayne acredita como verdade e escolher um caminho onde os inocentes não sofram com as espólios dessa batalha pela justiça.

Tudo em um traço marcante

A marca da Telltale também está de volta, emoldurando uma nova aventura animada, com linhas fortes e cores escuras, que retratam um universo sombrio, uma personificação fiel da mente traumatizada de Bruce.

Batman: The Telltale Series - Screen 1

Uma linha que entrega capricho aos personagens é a movimentação realizada pela inteligência artificial do game, em que demonstra muita fluidez, muito próxima da realidade.

Mas esse cenário perde em qualidade ao precisar da intervenção do jogador, principalmente nos momentos em que o personagem se desloca, quando mostra uma mobilidade robotizada e pouco fluída.

A boa notícia é que esses últimos momentos são raros, já que a maior parte das participações humanas são baseadas em sequências de botões para reação do protagonista, que fazem nosso herói avançar com sucesso em suas aventuras.

Jogador, diretor ou expectador, a escolha é sua.

A jogabilidade é focada nas decisões, quase um “point and click” (apontar e clicar), que leva o personagem a interagir com o cenário e descobrir caminhos da continuidade no gameplay, a forma tradicional de ação dos jogos da Telltale.

Mas há inovação nessa nova série do Batman, que apresenta o crowd play, ferramenta para uma experiência mais coletiva, possibilitando que outros usuários possam opinar sobre as decisões do jogador principal.

Batman: The Telltale Series - Crowd Play

Além desse modelo de participação, no final do episódio, são apresentados alguns gráficos comparativos, que contém a porcentagem de jogadores que tomaram determinadas decisões.

Se pode ser um filme, então deixa com legenda.

Por todas as característica citadas até o momento, que propõem a valorização do enredo, da narrativa e das decisões do usuário, a experiência beira a de se assistir a um bom filme, que sempre é melhor quando compartilhada.

Sendo assim, a falta de uma dublagem em português do Brasil não atrapalha substancialmente ao jogo, podendo ser um fator que incentive e valorize a aventura quase cinematográfica.

Batman: The Telltale Series - Legenda

Mas é importante ressaltar que o material extra e de leitura, que aparecem durante a interação com os cenários, estão todos localizados e traduzidos para nosso idioma.

Será que a obra cabe na biblioteca?

O jogo tem uma qualidade incontestável para o gênero proposto. A narrativa estimulante prende o usuário na frente da TV e é seu ponto forte, podendo ser compreendida independente do nível de familiaridade do gamer com o joystick.

Batman: The Telltale Series, em seu primeiro episódio, é uma obra desenhada para um gameplay compartilhado, seja localmente ou a distância, tornando-se uma experiências diferente das propostas das franquias já lançadas pela produtora.

Além disso, o investimento é honesto. O primeiro episódio da série está disponível na PlayStation Store brasileira por R$ 15,50 e mesmo sendo uma experiência curta, oferece diferentes possibilidades de conclusão, dependendo das escolhas do jogador, o que o torna um jogo diferente a cada vez que for jogado.

Compará-lo a um filme pode ser um bom parâmetro para calcular seu custo benefício, já que não fica longe do valor de um filme recém saído das telas do cinemas e adquiridos em formato digital, tendo uma experiência com durações muito parecidas.

São esses os motivos que levaram o jogo a ganhar o selo de recomendado, convidando a todos os apreciadores do gênero e curiosos, que também curtem uma boa história do Batman a experimentarem o mais novo título da Telltale.

2 - Selo de Ouro

*O jogo foi cedido pela Warner Games para avaliação

Thiago Lima
Thiago Lima
Publicações: 450
Jogando agora: Nada no momento.
Assessor administrativo por formação e redator gamer por paixão. Entusiasta da PlayStation e fã de The Last of Us, Uncharted e PES.