O novo Need for Speed: O que sabemos?
Need for Speed marcou a vida de muitos jogadores e certamente é uma das franquias mais importantes dos video games. Não há como não citar o título da EA em algum momento da história dos jogos eletrônicos. Podemos afirmar, sem medo de errar, que a série Need for Speed é a mais bem sucedida em se tratando de jogos de corrida. São mais de 150 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Na era do PlayStation 1 o destaque fica por conta do capítulo High Stakes, no saudoso PS2 a série viveu seus melhores momentos com títulos de enorme sucesso e qualidade como: Hot Pursuit 2, Underground (1 e 2 ) e Most Wanted, já no PS3…bem é neste momento que a franquia começou a se perder.
Mudanças de estúdios, perca de foco e falta de criatividade fizeram com que a EA colhesse maus resultados na sétima geração. Apesar de terem sidos lançados vários exemplares, nenhum deles foi um sucesso absoluto e isso já estava se refletindo na next-gen (Rivals) e por conta disso os desenvolvedores decidiram dar uma pausa de um ano para refletir sobre a franquia e todo seu retrospecto.
E isso nos trás até os dias atuais, quando a Ghost Games acaba de anunciar o reboot da série. Vamos então esclarecer tudo o que sabemos sobre o novo título até então.
Reboot
Marcus Nilsson, gerente geral da Ghost Games, explica que o novo game é o resgate da franquia. Nos últimos anos, a série passou pelas mãos de diversos estúdios e cada novo jogo era construído sob novas perspectivas e isso fez com que o foco fosse perdido. No final das contas, o que era mesmo Need for Speed?
Com isso, o estúdio responsável decidiu averiguar diretamente com os jogadores. O que eles queriam? O que eles esperavam de um game Need for Speed?
Com as respostas em mãos, identificou-se que a série havia perdido seu caminho e as características que todos mais gostavam. Com base nisto, o desenvolvimento foi iniciado com foco em responder ao clamor dos fãs.
Mundo aberto, enredo e variedade
Todos nós sabemos que o foco principal da série são as corridas, mas não custa nada (ou custa…vai saber!) inserir uma enredo bacana e envolvente. Não precisa ser algo extremamente elaborado como um The Last of Us, mas uma contextualização bem montada colabora muito. Most Wanted (2005) manda lembranças!
Além disso, a liberdade de poder explorar um mundo aberto é sempre bacana. Sair por aí, sem destino marcado, apenas vagando pela cidade é até certo ponto relaxante.
Segundo Nilsson a nova proposta vai contar com open-world norturno e com a inclusão do sistema ALLDRIVE, que irá integrar o sistemas single player e multiplayer em um único universo.
O enredo também promete ser interessante e fazer com que os jogadores se identifiquem com os personagens e seus relacionamentos.
Policiais
Os tiras estão de volta! Mas não quer dizer necessariamente que você deverá jogar como um policial. Eles estarão presentes como adversários e não como jogadores. O produtor reconhece no entanto, que eles são essenciais na série, fazem parte do histórico.
Carros e personalização
A parte fundamental de qualquer jogo de corrida são os carros. Este conceito a Ghost Games parece ter captado. De acordo com eles, um dos motivos para o reínicio da série é que os jogos anteriores não demonstravam toda paixão e amor aos carros.
As pessoas amam seus carros e todos querem dar a sua "cara" aos bólidos e por conta disso, as personalizações serão um dos grandes destaques do game. Apesar de não revelar os detalhes, Marcus garante: Os jogadores terão escolhas sem precedentes.
Foco na next-gen
Need for Speed não será lançado para o PS3 e XBox 360. Os desenvolvedores estão se concentrando exclusivamente nos "novos" consoles. Graças as novas possibilidades, será possível trabalhar melhor no visual, nas renderizações e em melhores técnicas de desenvolvimento.
O motor gráfico será uma versão melhorada do Frostbite, mesmo utilizado nas séries Battlefield e no vindouro game Star Wars: Battlefront.
Por ora, isto é o que sabemos sobre Need for Speed. Mais detalhes sobre o game serão revelados na E3 2015, mais precisamente no dia 15 de Junho. Fique atento, nós faremos a transmissão ao vivo destas revelações!