Notícias

WB Games se torna detentora do sistema de Shadow of Mordor

Patenteado após algumas negativas dos órgãos americanos, agora o "Nemesis System" pertence à WB até 2035

por Vinícius Paráboa
WB Games se torna detentora do sistema de Shadow of Mordor

O “Nemesis System”, de Terra-Média: Sombras de Mordor, foi oficialmente patenteado pela WB Games. Após inúmeras negativas do USPTO, órgão norte-americano que regula as patentes no país, a publisher finalmente conseguiu atender às pendências e assegurou o sistema até o ano de 2035.

O USPTO emitiu o comunicado na última quarta-feira (03) e a medida entra em efeito a partir do dia 23 de fevereiro. Sendo assim, a publisher obteve as funções dos “Personagens Nemesis, dos Fortes Nemesis, seguidores e mecanismo de vingança em jogos”.

A comunidade não recebeu bem a notícia. Os desenvolvedores e jogadores reagiram à uma publicação feita por Josh Sawyer, diretor da Obsidian Entertainment, crítico veemente do processo da WB Games e defensor de que não se toma legalmente esse tipo de recurso.

O Nemesis System da WB Games em outros games

A mecânica de crescimento dos inimigos usada na franquia Terra-Média já vinha sendo utilizada em outros jogos. Os mercenários no Assassin’s Creed Odyssey, o Census System em Watch Dogs Legion e algumas similaridades em patentes registradas pela Square Enix, QONQR, e Webkinz inclusive.

Agora, resta saber como se dará a produção de jogos nos quais as ferramentas utilizadas pela WB Games sejam aplicadas. Existe a possibilidade da publisher ceder a tecnologia para alguns estúdios, mas pode se tornar um processo complicado e custoso.

Por ora, sabe-se que usar o “Nemesis System” em quaisquer produtos pode gerar problemas legais, então é bem improvável aparecer algo semelhante a curto prazo em outras produtoras.

Texto por: Jean Azevedo.