Notícias

Watch Dogs seria uma sequência de Driver, antes de virar nova IP

Fracas vendas de Driver: San Francisco foi um dos motivos para apostar em uma franquia inédita

por Vítor Amorim Heringer
Watch Dogs seria uma sequência de Driver, antes de virar nova IP

Segundo fontes do site VG247, Watch Dogs seria uma sequência da franquia de condução Driver. No entanto, as fracas vendas de Driver: San Francisco, lançado em 2011 para PlayStation 3, levaram a Ubisoft a investir em uma nova IP. Assim, nasceu WD, focado no universo hacker, que hoje já conta com três jogos, sendo o último de outubro de 2020 (Watch Dogs: Legion).

O veículo entrevistou três profissionais — um da Ubisoft, um ex-funcionário sênior da publisher e o criador original do Driver, Martin Edmondson — todos confirmaram a informação, apesar de Laurent Detoc, presidente norte-americano da empresa, negar.

De acordo com uma das fontes, o “fim definitivo da franquia” foi a baixa comercialização de Driver: San Francisco: “Eles fizeram suas próprias coisas e convenceram Yves [Guillemot, CEO da Ubisoft] de que ele poderia ter ‘seu próprio GTA’ em vez do Driver de baixa venda“.

Imagem de capa do jogo Driver: San Francisco, em matéria sobre Watch Dogs
Fonte: Reprodução/Ubisoft

O funcionário da publisher também disse que a continuação da série já tinha muitas das mecânicas de Watch Dogs em seu estágio inicial, como hacking, mundo aberto, parkour e mais. Só que esses conceitos não se encaixaram tão bem, sendo mais um motivo para a mudança.

O jogo que foi lançado como Watch Dogs começou como uma sequência na franquia Driver, mas sempre foi basicamente o que você vê no produto final. Sempre foi a modernidade, tinha a pé, parkour, combate e também direção, tudo ambientado em uma grande cidade de mundo aberto, e o gancho principal sempre foi a tecnologia moderna e o hacking. Depois de um tempo tentando fazer esse conceito se encaixar na franquia Driver, foi tomada a decisão de transformá-lo em um novo IP próprio.

Em Watch Dogs 2 há até algumas referências a Driver, como um aplicativo de missões de táxi, chamada “Driver SF”. E uma das fontes entrevistadas não descarta que o jogo de corrida volte em algum momento.

Watch Dogs Legion a 60 FPS em junho

O terceiro título da franquia de hacker receberá uma atualização no PlayStation para rodar a 60 FPS em junho. Veja a data e mais detalhes aqui!