Notícias

Sem retrocompatibilidade com PS4! VRR é recurso exclusivo para jogos de PS5

Taxa de atualização variável é limitada entre gerações e funciona apenas nos jogos de PS5

por André Custodio
Sem retrocompatibilidade com PS4! VRR é recurso exclusivo para jogos de PS5

Recém-lançada pela Sony, a tecnologia de taxa de atualização variável (VRR) é compatível apenas com jogos de PlayStation 5. Isso quer dizer que, caso o usuário esteja com o recurso habilitado e rode algum game de PS4 via retrocompatibilidade, não será possível experimentar o desempenho geral otimizado no título.

O esclarecimento foi prestado recentemente no PlayStation Blog e confirmou a limitação da tecnologia entre gerações. Segundo Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de experiência da plataforma, a jogabilidade com VRR ocorre apenas em títulos de PS5, assim como ajustes de desempenho visual e correções de “problemas de ritmo de quadros e quebras horizontais na tela”.

ratchet, de ratchet e clank: em uma outra dimensão, jogo melhorado via vrr
Captura de tela de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

No menu de configurações do console, ao habilitar a opção de “Aplicar a jogos não-suportados” o VRR reconhece todos os jogos de PS5, até os que não estão na lista prévia — apenas tenha em mente que possíveis problemas visuais podem ocorrer. Porém, essa alternativa não será viável para títulos de PS4.

VRR traz melhorias significativas no PS5

O canal “El Analista de Bits” publicou um vídeo apresentando o desempenho do VRR em diversos jogos de PS5. As imagens comparam a performance com e sem a tecnologia ativada e mostram como os títulos aprimoram seus aspectos gráficos, com crescimento das taxas de quadros alcançando mais de 50% em alguns casos. Clique aqui e veja!