Notícias

Vingou! VRR apresenta grandes melhorias de performance no PS5

Recurso já está compatível com vários jogos do PS5

por André Custodio
Vingou! VRR apresenta grandes melhorias de performance no PS5

O canal “El Analista de Bits” compartilhou os primeiros testes do recurso VRR no PlayStation 5. Tendo como base vários games de nova geração, o youtuber experimentou a tecnologia em diversos modos gráficos, para apresentar como a performance se destaca mesmo sem ser prioritária — como em casos de Modo Fidelidade ativado.

Lançada nesta semana para PS5, a taxa de atualização variável busca deixar o desempenho de jogos mais suave e trazer melhorias gráficas. Compatível com alguns games, o VRR extrapola a taxa de quadros estimada para garantir uma maior qualidade geral na experiência.

As imagens mostram como as taxas de quadros em jogos sobem além do esperado, destacando-se por apresentarem variações maiores em diversos modos. Assim, habilitar 4K, ray tracing e outras configurações não impedem o aumento de mais de um terço do FPS estimado, com casos mais otimizados onde as melhorias atingem até 50% do valor original.

O remaster de Marvel’s Spider-Man vai até 96 FPS no Modo Performance + Ray Tracing, enquanto alcança 59 FPS no Fidelidade (4K). Enquanto isso, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão revela o melhor trabalho do VRR e obtém 110 FPS no Modo Desempenho + Ray Tracing e quase 60 FPS no Modo Fidelidade.

Além disso, a tecnologia não está obrigatoriamente vinculada à taxa de quadros. Em Resident Evil Village, por exemplo, os 60 FPS permanecem travados, mas os jogadores podem experimentar uma redução considerável em falhas de stuttering e input lag. Veja abaixo o vídeo:

Estima-se que mais jogos devem adquirir compatibilidade com o VRR no PlayStation 5, enquanto lançamentos futuros virão com suporte ao recurso através de patch Day One. Veja aqui a lista completa de games recém-anunciada.

Como ativar o VRR em seu PlayStation 5

A equipe do MeuPS preparou um tutorial para ensinar como ativar a taxa de atualização variada no PlayStation 5. Para descobrir como habilitar em seu console e acessar as principais melhorias da novidade, basta clicar aqui.