Notícias

VRR do PS5 não supera o do Xbox Series X, diz Digital Foundry

Analistas do canal entendem ser uma adição e tanto para o console, mas o desempenho está longe de ser o melhor entre as opções do mercado

por Jean Azevedo
VRR do PS5 não supera o do Xbox Series X, diz Digital Foundry

A Sony finalmente liberou o update para o VRR do PS5 e, por conta disso, o Digital Foundry testou o recurso. Segundo o canal especializado em análises técnicas, a funcionalidade é uma adição e tanto para o console, no entanto, parece funcionar melhor nos consoles Xbox.

Títulos como Devil May Cry 5 apresentaram desempenho aprimorado, porém, variações na taxa de quadros incomodaram os criadores de conteúdo. Outro exemplo citado foi Returnal, que teve o recurso desligado após o último patch.

Para dar o veredito, o Digital Foundry testou mais de 20 jogos de PS5. John Linneman, um dos membros do canal, disse o seguinte:

Eu diria que o VRR do PS5 está abaixo dos demais, é aceitável, mas não compensa pelas baixas taxas de quadro, é o que está faltando aqui. Todas as demais opções fazem isso de uma melhor forma. O G-Sync ainda é o meu VRR preferido por sua grande capacidade, por funcionar muito bem e por sua compatibilidade.

Enquanto determinados títulos apresentaram uma certa instabilidade, as obras da Insomniac Games se destacaram. Marvel’s Spider-Man Miles Morales e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foram “aprovados”, mas a estratégia de lançar patches distintos para desbloquear o FPS, nem tanto.

Conforme dito durante o vídeo, os monitores não estão demonstrando o real desempenho quando a taxa de quadros vai abaixo dos 60 FPS. Assim, o Digital Foundry disse que vem testando outras maneiras de apurar os números.

No geral, os principais problemas foram encontrados durante a movimentação das câmeras, principalmente quando ângulos “inesperados” aparecem na tela. Isso acaba causando algumas “engasgadas” — stuttering — nos títulos.

Digital Foundry: “Flexibilidade do VRR do PS5 deixa a desejar”

Ainda segundo Linneman, a Sony fez um bom trabalho, mas a flexibilidade do VRR deixou a desejar. Em seu Twitter, ele publicou o seguinte:

Aqui está uma discussão mais aprofundada sobre as limitações e benefícios do VRR do PS5. Spoiler — não está no mesmo nível do PC ou do Xbox, mas ainda é uma adição bem-vinda. Veja que eu mencionei Returnal, mas desde que o testei, eles removeram o VRR no último patch por alguma razão.

Vale lembrar que a funcionalidade não é nativa para todos os jogos do console, mas é possível utilizá-lo sem patches oficiais ativando-o manualmente nas configurações do videogame. Apesar da alternativa, a Sony não garante o desempenho adequado em títulos não compatíveis.

Como está sendo a sua experiência com o VRR?