Notícias

Voltou atrás? Square Enix segue trabalhando com games menores

Aquele plano de fazer mais jogos AAA não era tão radical assim

por Jean Azevedo
Voltou atrás? Square Enix segue trabalhando com games menores

A Square Enix parece ter voltado atrás naquele plano de focar mais em grandes projetos e esquecer games de menor escalão daqui pra frente. Em nova reunião com investidores, a editora disse que os projetos de pequeno e médio porte não deixarão de existir, mudando a abordagem anterior.

No último ano fiscal, a companhia viu uma queda de 70% no lucro líquido e registrou uma perda de 22,1 bilhões de ienes após abandonar projetos considerados “não lucrativos”. Isso levou ao anúncio de uma grande mudança na política da empresa, com foco na qualidade e lançamentos regulares de jogos AAA.

Entretanto, o jogo virou novamente. O novo plano de negócios a médio prazo agora menciona “títulos de classe média”, mas a ênfase em “alta qualidade” e “títulos AAA” gerou dúvidas. Anteriormente, não ficou claro se a Square Enix estaria focando apenas em suas grandes franquias, deixando de lado os games menores e experimentais.

Imagem mostra personagem de Foamstars segurando arma de bolhas. Devs dizem que IA generativa não foi usada nos elementos centrais do game.

Em uma recente reunião de acionistas, o CEO Takashi Kiryu abordou essa preocupação. Quando perguntado sobre o fim dos jogos independentes, Kiryu esclareceu: “Se definirmos ‘jogos indie’ como jogos casuais de pequeno a médio porte, estamos trabalhando arduamente neles também.

Kiryu acrescentou: “Não posso citar títulos específicos no momento, mas nossa linha de desenvolvimento não inclui apenas grandes títulos. O desenvolvimento de jogos indies não deve ser descartado.

Square Enix também voltou atrás na abordagem com IA

A opinião do público parece ter mexido com vários dos planos da Square Enix. Depois de prometer vir com tudo envolvendo IAs para 2024, a editora decidiu adotar uma postura mais cautelosa em torno do tema. Entenda melhor aqui!