Vida real pode dar dica dos “vilões” de Ghost of Yōtei
Assim como "seu antecessor", Ghost of Yōtei - que é uma espécie de sequência de Ghost of Tsushima - tem inspiração em fatos históricos reais do Japão
Assim como “seu antecessor”, Ghost of Yōtei – que é uma espécie de sequência de Ghost of Tsushima – tem inspiração em fatos históricos reais do Japão. Por isso, o Game Rant foi atrás de informações sobre o período no qual a história se passa e conseguiu identificar os possíveis antagonistas da mais nova aventura da Sucker Punch: o Clã Matsumae.
Senta que lá vem aula de história: antes da Restauração Meiji de 1868, a ilha mais ao norte do Japão, Hokkaido, estava amplamente separada do resto do país, sendo governada pelo povo nativo Ainu sob o nome de Ezo. A localização do Monte Yotei dentro de Ezo e o cenário de 1603 do jogo significam que os jogadores provavelmente verão fortes influências Ainu no design do mundo e dos personagens de Ghost of Yotei.
No entanto, 1603 também foi um período tumultuado para a região, pois o Clã Matsumae do Japão reivindicou domínio sobre Ezo contra a vontade do povo Ainu. Em 1590, o daimyo Toyotomi Hideyoshi concedeu ao Clã Matsumae a região de Ezo com a condição de que o clã “defendesse” a terra, assim como o resto do Japão, contra o que ele percebia como a tribo bárbara Ainu.
Com essa reivindicação de terra formalizada em 1604, quando Tokugawa Ieyasu concedeu ao clã direitos exclusivos de comércio com os Ainu, a linha do tempo dessa invasão Matsumae de Ezo se alinha perfeitamente com o cenário de Ghost of Yotei, por trazer este choque de culturas entre o Japão continental e Ezo gerando conflitos regionais.
Ghost of Yōtei será uma história de vingança?
Pelo que foi detalhado sobre a protagonista de Ghost of Yotei, Atsu, é provável que os jogadores vejam sua jornada de vingança seguir algumas das mesmas batidas narrativas de Jin em Ghost of Tsushima. Os paralelos entre a invasão mongol de Tsushima e a invasão do Clã Matsumae em Ezo criam a base para uma narrativa semelhante sobre defender o lar contra forças externas.
No entanto, a história de Atsu pode ser potencialmente mais pessoal, pois a luta para preservar a cultura Ainu diante de invasores crescentes foi uma luta de décadas para o povo de Ezo.
O líder do Clã Matsumae, que se tornou o primeiro daimyo de Ezo, Matsumae Yoshihiro, faz mais sentido como o principal antagonista de Ghost of Yotei, mas o Clã Matsumae como um todo pode aparecer como inimigos ao longo do jogo. Embora houvesse conflito entre os Ainu e os Matsumae, também havia uma forte relação comercial entre os dois grupos.
Assim, a natureza do relacionamento entre eles em Ghost of Yotei pode ser muito mais complexa do que a de Jin Sakai e os mongóis no jogo anterior, potencialmente abrindo a porta para que os jogadores tenham maior influência sobre a história do jogo, como a Sucker Punch sugeriu anteriormente.