Notícias

Handicap? Sony registra patente que pode nerfar jogador ao vivo

De acordo com a tecnologia, isso impactaria muito no crossplay

por Jean Azevedo
Handicap? Sony registra patente que pode nerfar jogador ao vivo

A Sony registrou uma nova patente para partidas multiplayer que pode causar desequilíbrio entre plataformas. A proposta envolve um sistema de “aumento em tempo real” para ajustar vantagens técnicas percebidas entre jogadores, o que pode gerar reações negativas na comunidade — seria um “handicap” no meio da partida? 

A patente, detectada pelo site Tech4Gamers, foi publicada neste mês, embora tenha sido registrada ainda em 2024. Segundo o documento, o sistema identificaria discrepâncias entre plataformas — como console, PC e mobile — e aplicaria ajustes automáticos para nivelar o desempenho entre os participantes.

Controles de Switch, PS4 e Xbox e um PC Gamer - Crossplay

De forma técnica, o sistema analisa duas métricas de desempenho e, se a diferença ultrapassar um limite determinado, o desempenho do jogador mais experiente pode ser ajustado. A meta seria “normalizar a efetividade” da jogabilidade entre ambos os usuários, com base em níveis globais de habilidade.

A proposta causou preocupação entre jogadores de PC e console, que temem perder desempenho em nome do equilíbrio. Embora a patente use como exemplo partidas entre dispositivos móveis e consoles, o conceito pode se estender para outras plataformas e contextos.

“Isso introduz uma desvantagem técnica para o jogador que usa o celular”, justifica a Sony. A empresa explica que executar comandos por toque seria mais difícil do que usar um analógico, o que justificaria a necessidade de compensações em tempo real — algo que ainda não tem previsão de aplicação prática.

Leia também:

Tenha calma! Essa tecnologia da Sony pode não ser lançada 

Vale destacar que a Sony pode nem lançar essa tecnologia nos jogos, no final das contas. Essas patentes são registradas, entretanto, as efetivações e lançamentos nem sempre ocorrem — e às vezes até passam por mudanças.

Você concorda com a implementação desse recurso? Comente!