Ubisoft se desculpa por uso de arte sem permissão em Assassin’s Creed Shadows
Bandeira mostrada em artes conceituais não teria sido autorizada por grupo de reconstrução histórica
A Ubisoft Japão se desculpou pelo uso indevido de uma arte em Assassin’s Creed Shadows. Apresentada em imagens conceituais, a bandeira diz respeito a um projeto de reconstrução histórica e não teve sua utilização autorizada.
O pedido ocorreu logo depois de um dos líderes do grupo Sekigahara Teppo-tai identificar o uso da bandeira em imagens recém-divulgadas. Ele acabou publicando, em seu perfil do X, um modelo original da arte e expressou preocupação pela ação indiscriminada.
2019年10月27日に鹿児島県の妙円寺詣りの時に撮った写真から切り抜きですがアップさせて頂きます pic.twitter.com/Ccw0g21nHH
— 影山@関ケ原鉄砲隊 (@matchlock_kage) June 17, 2024
Primeiro tweet — Somos independentes e não temos relacionamento corporativo com a Ubisoft. Queremos mostrar o que ela faz e como trata o Japão e o povo japonês.
Segundo tweet — Carreguei uma foto recortada tirada em 27 de outubro de 2019, enquanto visitava o Templo Myoenji na província de Kagoshima.
Após a acusação, a Ubisoft veio a público se desculpar pelo uso do material em artes conceituais de Assassin’s Creed Shadows. Em postagem nas redes sociais, a publisher garantiu que ele será removido do jogo, mas permanecerá no artbook.
『アサシン クリード シャドウズ』に関するお知らせ
公開済であるコンセプトアート2点に、関ケ原古戦場おもてなし連合「関ケ原鉄砲隊」の旗が無断で使用されているとのご指摘を受けております。
団体様には謝罪の機会を頂戴し、受け入れていただきました。…— Ubisoft Japan (@UBISOFT_JAPAN) July 8, 2024
Aviso sobre Assassin’s Creed Shadows.
Recebemos reclamações de que a bandeira da Sekigahara Battlefield Hospitality Association, “Sekigahara Gun Corps”, foi usada sem permissão em duas peças de arte conceitual. Pedimos desculpas ao grupo e eles aceitaram.
A arte não será mais usada ou distribuída, exceto para ser incluída no livro de arte da Edição de Colecionador. Pedimos desculpas profundamente por este assunto.
Uma das imagens em questão você pode conferir logo abaixo (a bandeira está localizada no canto direito, hasteada por um dos soldados):
O símbolo Sekigahara Gun Corps homenageia a batalha de Sekigahara, ocorrida em outubro de 1600 no Japão. O marcante conflito militar, vencido pelo clã Tokugawa, abriu as portas para a reta final do xogunato, estabelecendo um longo período de paz.
Assassin’s Creed Shadows será lançado em 15 de novembro para PS5, Xbox Series e PC. O título já está com pré-venda disponível na PS Store, saindo por preços a partir de R$ 349,90 em três edições.
Artbook de Assassin’s Creed Shadows chega no lançamento
Volume de capa dura e totalmente colorido, o livro de arte oficial de Assassin’s Creed Shadows ficará disponível já no lançamento do game. Ele poderá ser obtido pela Edição de Colecionador ou separadamente, via redes de varejo. Clique aqui para saber mais.