Notícias

Ubisoft pode ser vendida para Tencent

Investidores minoritários estariam pressionando bastante a família Guillemot para viabilizar a negociação

por André Custodio
Ubisoft pode ser vendida para Tencent

Rumores divulgados pela Bloomberg sugerem que a Tencent está explorando opções para adquirir a Ubisoft. As negociações correriam com aval dos donos do estúdio, os Guillemot, e surgem após a empresa perder mais da metade de seu valor de mercado em 2023.

Fontes anônimas revelaram que o conglomerado chinês e a Guillemot Brothers Ltd, que comanda a Ubi. estão em diálogo com consultores para encontrar maneiras de estabilizar e aumentar o valor da dev francesa. Uma das estratégias seria fechar o capital da empresa via parceria.

A queda de 54% nas ações da Ubisoft em Paris reduziu sua capitalização de mercado para cerca de €1,4 bilhão. Atualmente, a Tencent detém 9,2% dos direitos de voto líquidos, enquanto a família Guillemot possui cerca de 20,5%.

Tencent
Fonte: Tencent

Pressionada por acionistas minoritários, como a AJ Investments, a desenvolvedora enfrenta pedidos para ser vendida. No entanto, as discussões ainda estão em fase inicial e não há garantias de que resultarão em uma transação.

Crise na Ubisoft pode facilitar acordo com a Tencent

A Ubisoft tem enfrentado dificuldades, com suas ações atingindo o menor nível em mais de uma década, após revisões de previsões e atrasos em lançamentos, como Assassin’s Creed Shadows. A crise de produção durante a pandemia também impactou a empresa.

Em 2022, empresas de capital privado, como Blackstone Inc. e KKR & Co., consideraram ofertas. Naquele ano, a Tencent adquiriu 49,9% da holding Guillemot Brothers, fortalecendo a parceria com os fundadores e limitando sua participação direta a menos de 10%.

Assassin's Creed Shadows
Fonte: Ubisoft

O acordo entre a Tencent e os Guillemot foi interpretado como uma estratégia para manter o controle da governança da Ubisoft, impedindo a venda de ações por cinco anos e garantindo direitos de preferência à família fundadora.

Vale lembrar que essas informações não foram oficialmente divulgadas. Dessa forma, elas devem ser tratadas como rumores.

O que você acha disso? Acredita que está na hora do estúdio francês pensar em alternativas? Comente!