Notícias

[Atualizado] Sony comenta exclusividade de Final Fantasy VII Remake no PlayStation

Parte final da trilogia ainda não está confirmada como exclusiva de PlayStation nos consoles

por Vinícius Paráboa
[Atualizado] Sony comenta exclusividade de Final Fantasy VII Remake no PlayStation

[Atualização às 19h26 de 06/03] O jornalista Gene Park, responsável pelo artigo do The Washington Post, relatou que se equivocou ao ter confirmado a trilogia de Final Fantasy VII Remake como exclusiva do PlayStation em consoles. Segundo postagem em seu perfil no X (Twitter), apenas o Remake (2020) e Rebirth (2024) estão garantidos como exclusivos do console da Sony (pelo menos por enquanto). O artigo original foi atualizado para não conter essa informação.

[Artigo original] Com o sucesso de Final Fantasy VII Rebirth, a Sony trouxe relatos dos bastidores de Final Fantasy VII Remake. Para a companhia foi importante garantir a exclusividade do remake de 2020 e da sequência de 2024 no PlayStation.

Quem comentou isso foi Christian Svensson, vice-presidente de second e third-party na Sony Interactive Entertainment (SIE), em entrevista ao The Washington Post. Segundo ele, assegurar os lançamentos é uma forma de reconhecer a importância de Final Fantasy VII como um game que definiu a marca PlayStation.

No passado, na geração do PlayStation original, a Sony tinha franquias próprias e, para encontrar seu lugar em uma indústria de games, nós precisávamos ganhar os corações e mentes de grandes desenvolvedoras third-party, como a Square.

O foco em parcerias com empresas third-party “está injetado no DNA” da PlayStation, de acordo com Svensson. Isso “conecta diretamente em como [a Sony] trabalhou junto [da Square Enix] em Rebirth“.

Segundo o executivo, a exclusividade de Final Fantasy VII Remake e Rebirth nos consoles PlayStation foi desejada tanto pela Sony quanto pela Square Enix.

Final Fantasy sempre foi um dos pilares dos consoles PlayStation. [Square Enix] é uma das melhores empresas no negócio e está indo além das expectativas dos fãs com o que pode ser feito com um hardware PlayStation.

final fantasy vii remake
Fonte: Square Enix

O primeiro jogo da trilogia, Final Fantasy VII Remake, chegou primeiro ao PS4. Em seguida, ele foi ao PS5 e PC com a versão Intergrade. O segundo jogo é FF VII Rebirth, que foi lançado neste ano para PS5.

Devs de Final Fantasy VII Remake falam sobre o PS5

Na mesma entrevista, o produtor da trilogia de Final Fantasy VII Remake, Yoshinori Kitase, discutiu os benefícios de desenvolver para uma única plataforma. Segundo ele, isso facilita criar um mundo com geografia diversa e locais recheados de atividades e personagens.

Se não fosse em uma única plataforma, o mapa não seria único e o game design regrediria significativamente.

Por fim, o diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, afirmou que a equipe já está criando criar um documento com elementos-chave para o jogo final da trilogia. Embora grande parte do trabalho já tenha sido feito graças a Rebirth, existe um desafio a ser superado: reconstruir o mundo para acomodar a nave Highwind.

“Quero abordar sobre o que provavelmente se espera de nossa experiência com a Highwind para explorar o mundo”, disse Hamaguchi, referindo-se a como era importante que Final Fantasy VII Rebirth apresentasse um mapa explorável como o jogo original.

Ainda não há data ou janela de lançamento para o terceiro jogo do projeto de Final Fantasy VII Remake.