Notícias

Trilha sonora do novo Ratchet & Clank foi feita para ser leve, épica e inesperada

Mark Mothersbaugh, compositor de Thor: Ragnarok, foi um dos responsáveis pelas músicas do game

por Vítor Amorim Heringer
Trilha sonora do novo Ratchet & Clank foi feita para ser leve, épica e inesperada

Através do PlayStation Blog, Marcus Smith, diretor criativo da Insomniac Games, e Scott Hanau, produtor musical da SIE, forneceram detalhes sobre a trilha sonora de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. O estúdio criou as músicas com base em quatro pilares: “épico”, “leveza”, “inesperado” e “temas”.

Veja as características de cada tópico:

  • Épico – para poder criar faixas incríveis que elevem a ação do game.
  • Leveza – para não ficar muito sério, já que esta franquia não se leva muito a sério, mas também evitando ser muito ‘maluco’, pois o humor pode fazer a música ficar caricata muito facilmente.
  • Inesperado – como o universo de Ratchet & Clank é sobre a natureza dupla de se combinar itens para obter resultados inesperados, o estúdio queria alguém confortável com o incomum e o surpreendente.
  • Temas – Ratchet & Clank nunca teve um tema de verdade, um motivo musical que os jogadores pudessem dizer “Estou com o tema de Ratchet preso na cabeça!”

Para participar da criação da trilha sonora, ambos decidiram convidar o músico Mark Mothersbaugh (The Lego Movie e Thor: Ragnarok) por considerarem que seus trabalhos possuem os mesmos pilares. Segundo Hanau, Mothersbaugh ficou tão animado com o convite que começou a produzir diversas faixas com muita rapidez, por isso, precisou pedir para ele ir “mais devagar”.

Mark continuou a escrever faixas incríveis, baseado na inspiração e na arte conceitual, e a certo ponto ficamos preocupados que ele fosse se adiantar demais do resto da produção. Ter que pedir para um artista tão capaz para “ir mais devagar” definitivamente foi um momento difícil na minha carreira.

Imagem da equipe da trilha sonora de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Equipe responsável pela trilha sonora do novo Ratchet & Clank. Foto: Reprodução/PlayStation Blog

Orquestra e elementos eletrônicos na trilha sonora do novo Ratchet & Clank

As músicas do novo título da franquia foram produzidas, principalmente, por orquestração e elementos eletrônicos. No entanto, outros instrumentos como concertina, cantigas de piratas, coro, guitarra, conchas e theremin também aparecem. O objetivo foi criar “sons únicos” para cada local do game.

Imagem de uma sessão de gravação orquestral do novo Ratchet & Clank com diversos músicos tocando instrumentos
Imagem de uma sessão de gravação orquestral do próximo jogo da Insomniac. Foto: Reprodução/PlayStation Blog

Os jogadores poderão escutar todo o repertório musical de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão nesta sexta-feira (11), quando o jogo será lançado exclusivamente para o PlayStation 5.