Notícias

Com David Harbour, primeiro trailer do filme de Gran Turismo é pura velocidade

Primeiro trailer mostra a jornada de Jann Mardenborough, jogador de Gran Turismo que se tornou um piloto profissional

por Vinícius Paráboa
Com David Harbour, primeiro trailer do filme de Gran Turismo é pura velocidade

A Sony havia prometido e cumpriu: lançou, nesta terça-feira (02), o primeiro trailer do filme de Gran Turismo. O longa é baseado em uma história verdadeira, onde um jogador do simulador de corrida da Polyphony Digital se tornou um piloto profissional.

As cenas trazem um olhar sobre o protagonista Jann Mardenborough (Archie Madekwe), que tem o sonho de participar de corridas reais após aprender a dirigir através do jogo. Jack Salter (David Harbour) e Danny Moore (Orlando Bloom) o ajudam nessa empreitada. No entanto, ele enfrentará dificuldades, como rivalidades e o risco de perder sua vida — afinal, ali não é um “joguinho” com respawn, mas sim, a vida real. Assista:

O filme de Gran Turismo chega aos cinemas no dia 10 de agosto de 2023.

Diretor comenta sobre o filme de Gran Turismo

A direção do filme de Gran Turismo é responsabilidade de Neill Blomkamp (“Distrito 9”). Ele concedeu uma entrevista ao PlayStation Blog, para trazer alguns detalhes da trama e sobre sua relação com o jogo. O amor do cineasta por carros o atraiu para o trabalho, pois, embora goste de videogames, nunca havia desfrutado do título da Polyphony.

As negociações começaram após eu vender um script de ficção científica distópica à Sony. Conforme a pré-produção começou, eu queria muito trabalhar em algo e eles sugeriram: “Que tal Gran Turismo?”. Meu primeiro pensamento foi: “Espera, como se faz um filme de um simulador de corrida?”. Aí, eu li o roteiro e, como possuo três [Nissan] R35 GTRs, fiquei intrigado, como amante de carros.

Também fui muito próximo de videogames por toda minha carreira, mas nunca me deparei com algo como Gran Turismo, onde o filme em si, trata o jogo como um… jogo. É uma história incrível baseada em Jann Mardenborough, que aprende a dirigir jogando o game, antes de dirigir profissionalmente na vida real.

Outra razão por eu ter assinado o contrato foi porque meus filmes tendem a ser mais sombrios e distópicos, mas este me fez sentir muito inspirado. Nunca pensei que dirigiria um longa onde a audiência poderia sair da sala de cinema se sentindo inspirada.

Filme de Gran turismo (1)
(Foto: PlayStation Blog)

Blomkamp também comentou sobre como “homenageou” o simulador. Segundo ele, os fãs verão easter eggs, além de se sentirem na pele do protagonista, afinal, também são jogadores, como Mardenborough é.

O filme tenta fazer você se sentir na jornada de alguém que experimentou as corridas virtualmente e levou o aprendizado a um cenário real. Tentei conectar esses dois pontos usando imagens dos jogos de GT, como as linhas que o motorista segue nas pistas, as marcações e checkpoints. Também há muitos easter eggs — pequenos momentos recriados dos games, como poses de vitória.

Por fim, o diretor revela que o filme de Gran Turismo utilizou “As 24 Horas de Le Mans” (longa de 1971), como grande inspiração. Isto porque o telespectador consegue ver o quão “velozes são os carros”, além do “perigo” e da “poluição” presente no ambiente.

Ansioso pela obra? Comente abaixo!