Notícias

“To Zanarkand” não seria música tema de Final Fantasy X

A música triste deixada de lado em outro momento teve serventia para a aventura de FF X

por Jean Azevedo
“To Zanarkand” não seria música tema de Final Fantasy X

Após um pedido do flautista japonês Kazunori Seo, Nobuo Uematsu “cozinhou” uma das trilhas sonoras mais queridas pela base de fãs de Final Fantasy. “To Zanarkand”, de Final Fantasy X, ficou tão melancólica, que em um primeiro momento tinha sido arquivada. E de acordo com o lendário compositor, ela nem foi criada para ser a abertura do título de PS2.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Quem confirmou isso foi o próprio Uematsu ao canal Weekly Ochiai. Como ele explicou, a Square Enix demonstrou certa pressa para definir a OST que apresentaria a trama e disseram: “se apressem, corram e nos dêem alguma coisa”. Quando a faixa em ritmo lento e triste foi apresentada, acabou sendo prontamente aprovada: “é essa!”.

Seo, flautista mencionado no início do texto, não quis utilizar a criação de Uematsu. Por isso, ele manteve a obra guardada até uma ocasião oportuna. Pela pressa da publisher, ela teve serventia e se tornou útil para Final Fantasy X — emocionando os fãs da franquia e sendo citada com frequência como uma das mais queridas.

 

Uematsu inclusive trabalhou como compositor de Final Fantasy VII Rebirth. E segundo ele, a indústria de games deveria ser um pouco mais ousada na hora de trabalhar com as trilhas sonoras. Com isso, o “padrão Hollywood” seria deixado de lado e teríamos mais originalidade.

Remake de Final Fantasy X está em desenvolvimento [rumor]

Em meados de 2026, um remake de Final Fantasy X pode dar as caras e surpreender os fãs da saga de Tidus. Isso foi especulado por um insider com histórico positivo. Entenda melhor aqui!