God of War Ragnarok: dev explica construção do design de Thor
Dela Longfish, chefe de artes conceituais da Santa Monica, falou sobre o processo de criação do deus do trovão
A aparência do Thor de God of War Ragnarok surpreendeu os jogadores quando foi revelada pela Santa Monica. Segundo Dela Longfish (via PS Blog), chefe de artes conceituais do estúdio, esse visual do deus do trovão reflete os mitos nórdicos e também se encaixa com os elementos narrativos do game de 2018.
O primeiro impacto causado pelo personagem foi quando as comparações com as demais representações começaram. Afinal de contas, o filho de Odin é bastante popular nas adaptações da Marvel, por exemplo. Longfish viu essas movimentações como algo “interessante”:
Com um personagem como o Thor, que tem tantas representações ótimas na cultura popular, as pessoas criaram um vínculo especial com elas. Então, neste sentido, é compreensível que surja uma discussão quando uma nova abordagem deste tipo de personagem acontece.
A intenção da Santa Monica ao elaborar o visual do Thor de God of War Ragnarok era entregar um personagem poderoso, caótico e imprevisível:
Queríamos desenvolver um personagem que incorporasse o conceito de uma tempestade de raios, uma manifestação de poder puro aliado a um grau de imprevisibilidade caótica. Como o deus mais forte no panteão nórdico, nos inspiramos nos guerreiros e detentores do poder do mundo real, o que deu a ele uma construção consistente ao mesmo tempo em que reflete o período geral referenciado no jogo.
Thor de God of War Ragnarok é “perigoso e imprudente”
Nas Eddas, Thor é descrito como “um grande guerreiro, mas também alguém que às vezes era menos heroico, perigoso e imprudente em suas ações”. Cada passo do design do personagem foi pensado para englobar todos esses aspectos, mas sempre com aquele toque do universo de God of War.
O Mjolnir foi inspirado pelos amuletos e artefatos nórdicos da época e apareceu logo na cena pós-crédito do game de 2018. Para expressar o talento de Brok e Sindri na arma, o martelo teve muitas runas gravadas em sua superfície, assim como no Machado Leviatã.
A desenvolvedora se aprofundou tanto na produção do Thor de God of War Ragnarok que até seus bodes citados na mitologia aparecem no game, mas de uma forma bem sútil. Tanngrisnir e Tanngnjostr estão na parte inferior do Mjölnir, você reparou?
God of War Ragnarok não foi o GOTY, no entanto, segue concorrendo a outros prêmios na indústria. A sequência tem cinco indicações no GDC Awards. Veja aqui!