Custo de US$ 220 mi de The Last of Us Part II é “insustentável”, afirmam devs
Valores divulgados pela Sony durante audiência do FTC surpreenderam mesmo desenvolvedores veteranos
Após Jim Ryan, chefe da PlayStation, ter divulgado acidentalmente os custos de produção de The Last of Us Part II e de Horizon Forbidden West, devs foram às redes sociais comentar suas impressões. Segundo eles, esses valores são insustentáveis, especialmente por não haver retorno garantido.
Os números surpreenderam mesmo nomes mais experientes do mercado de games. As reações foram resultado de detalhes raros sobre grandes franquias AAA da PlayStation Studios. Enquanto o segundo Horizon custou US$ 212 milhões e o trabalho de 300 funcionários por cinco anos, a sequência de The Last of Us saiu por US$ 220 milhões, com 200 colaboradores se dedicando por 70 meses.
Lisette Titre-Montgomery, ex-dev de Psychonauts 2, observou que a Sony se arriscou a gastar uma fortuna sem receber absolutamente nada em troca. De acordo com ela, os custos de The Last of Us Part II teriam mantido gastos de quase US$ 15 mil por mês com funcionários — algo considerado insustentável na prática.
Especialistas no ramo também reafirmam alguns custos adicionais não associados aos valores de desenvolvimento da Sony. Questões como contratos de terceiros, orçamentos de marketing e outros gastos extras estariam de fora dessas contas e impulsionariam tais números em quantias muito superiores.
I'd need a tenth of that to fund 20-30 incredible indie games by super cool devs around the world.
Not to say these games shouldn't get those budgets – they're super cool games – but gosh I wish someone would also take these bets on indie devs elsewhere
— Rami Ismail / رامي (@tha_rami) June 28, 2023
Eu precisaria de um décimo disso para financiar 20 a 30 jogos indie incríveis de desenvolvedores super legais em todo o mundo. Não quer dizer que esses jogos não devam receber esses orçamentos — são títulos super legais — mas, caramba, eu gostaria que alguém também aceitasse essas apostas em desenvolvedores independentes em outro lugar.
Bungie se posiciona a favor dos custos de The Last of Us Part II
A Bungie, de Destiny 2, resolveu se posicionar sobre a história e colocou os salários mencionados por Lisette Titre-Montgomery como algo dentro de uma normalidade. O produtor Nigel Davis disse que os US$ 15 mil estariam abaixo da média de mercado, com “quase todo mundo que trabalha em jogos recebendo um corte salarial”.
“Se trabalhássemos em outras áreas de tecnologia, ganharíamos muito mais”, conclui.
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