Notícias

The Last of Us 2 teve “marketing enganador”, assume diretor

Neil Druckmann fala sobre como despistou os fãs sobre acontecimento importante do jogo

por Jean Azevedo
The Last of Us 2 teve “marketing enganador”, assume diretor

Quem assistiu aos trailers de The Last of Us 2, antes de sua estreia, mal sabia o que estava para acontecer na trama, mas ao ver muitas pessoas ligando os pontos, a Naughty Dog decidiu fazer um marketing grandioso e “enganador”. Neil Druckmann, co-presidente do estúdio, contou como foi observar as reações nos bastidores.

Cuidado com spoilers a partir daqui.

Quem viu o trailer acima pode ter tirado algumas conclusões antecipadas sobre como Joel e Ellie estariam um pouco distantes na narrativa de The Last of Us 2. Pois bem, esses fãs observadores acertaram. Mas a Naughty Dog não queria entregar de mãos beijadas tão antecipadamente a morte de Joel.

O violão de Joel na mão de Ellie no início do vídeo já demonstrava um sentimento um pouco triste. Contudo, nada estava confirmado ainda e muitos rumores rondaram a comunidade. Resultado? O estúdio californiano precisou investir em vídeos com conteúdos enganosos para despistar os amantes da série e evitar decepções com a morte de Joel.

Em um vídeo compartilhado pelo perfil Naughty Dog Central, Neil Druckmann, Ashley Johnson e Shannon Woodward falam sobre o “the great mislead”, que em português significa: “o grande engano”. Nas peças de marketing, eles deixaram pistas onde os fãs identificariam a presença de Joel em momentos avançados da história.

Como eles fizeram isso? Ashley Johnson, a atriz de Ellie, Shannon Woodard, profissional por trás de Dina, e Druckmann, falaram sobre como foram cortando as cenas onde Jesse aparece para enganar quem especulava acerca da morte de Joel nas redes sociais. Confira:

Quando isso aconteceu? Na revelação da data de lançamento de The Last of Us 2. Confira abaixo e veja como eles inseriram Joel no trailer:

Segundo Druckmann, a Naughty Dog recebeu muitos comentários pesados quando viram que os fãs se sentiram enganados pelo material promocional. Joel só aparece nas primeiras horas de jogo e o palco é todo de Ellie e Abby praticamente.

O diretor afirma que tem um “sentimento misto” sobre o ocorrido, pois entende a revolta dos jogadores, mas, ao mesmo tempo, precisou proteger a história de ser facilmente desvendada.

Joel está “velho demais” para o modo Sem Volta de The Last of Us 2

Os jogadores de The Last of Us 2 Remastered para PS5 estão fazendo duras críticas ao Joel do modo Sem Volta. No roguelike, o personagem estaria sem reflexos para lidar com os infectados e outros inimigos. Entenda melhor aqui!