The Last of Us 2 teve “marketing enganador”, assume diretor
Neil Druckmann fala sobre como despistou os fãs sobre acontecimento importante do jogo
Quem assistiu aos trailers de The Last of Us 2, antes de sua estreia, mal sabia o que estava para acontecer na trama, mas ao ver muitas pessoas ligando os pontos, a Naughty Dog decidiu fazer um marketing grandioso e “enganador”. Neil Druckmann, co-presidente do estúdio, contou como foi observar as reações nos bastidores.
Cuidado com spoilers a partir daqui.
Quem viu o trailer acima pode ter tirado algumas conclusões antecipadas sobre como Joel e Ellie estariam um pouco distantes na narrativa de The Last of Us 2. Pois bem, esses fãs observadores acertaram. Mas a Naughty Dog não queria entregar de mãos beijadas tão antecipadamente a morte de Joel.
O violão de Joel na mão de Ellie no início do vídeo já demonstrava um sentimento um pouco triste. Contudo, nada estava confirmado ainda e muitos rumores rondaram a comunidade. Resultado? O estúdio californiano precisou investir em vídeos com conteúdos enganosos para despistar os amantes da série e evitar decepções com a morte de Joel.
Em um vídeo compartilhado pelo perfil Naughty Dog Central, Neil Druckmann, Ashley Johnson e Shannon Woodward falam sobre o “the great mislead”, que em português significa: “o grande engano”. Nas peças de marketing, eles deixaram pistas onde os fãs identificariam a presença de Joel em momentos avançados da história.
Como eles fizeram isso? Ashley Johnson, a atriz de Ellie, Shannon Woodard, profissional por trás de Dina, e Druckmann, falaram sobre como foram cortando as cenas onde Jesse aparece para enganar quem especulava acerca da morte de Joel nas redes sociais. Confira:
Neil Druckmann, Ashley Johnson, and Shannon Woodward address the controversy surrounding the character model change from Jesse to Joel in the official story trailer.
Neil emphasizes that the primary aim was to safeguard the narrative from spoilers pic.twitter.com/pEzHisF21D
— Naughty Dog Central (@NaughtyNDC) January 25, 2024
Quando isso aconteceu? Na revelação da data de lançamento de The Last of Us 2. Confira abaixo e veja como eles inseriram Joel no trailer:
Segundo Druckmann, a Naughty Dog recebeu muitos comentários pesados quando viram que os fãs se sentiram enganados pelo material promocional. Joel só aparece nas primeiras horas de jogo e o palco é todo de Ellie e Abby praticamente.
O diretor afirma que tem um “sentimento misto” sobre o ocorrido, pois entende a revolta dos jogadores, mas, ao mesmo tempo, precisou proteger a história de ser facilmente desvendada.
Joel está “velho demais” para o modo Sem Volta de The Last of Us 2
Os jogadores de The Last of Us 2 Remastered para PS5 estão fazendo duras críticas ao Joel do modo Sem Volta. No roguelike, o personagem estaria sem reflexos para lidar com os infectados e outros inimigos. Entenda melhor aqui!