Notícias

The Last of Us 2: estúdio explica como fez as animações realistas

Animador da Naughty Dog revelou ter expandido as possibilidades para as expressões

por Raphael Batista
The Last of Us 2: estúdio explica como fez as animações realistas

Dentre as muitas qualidades de The Last of Us 2, as expressões realistas dos rostos dos personagens chamaram bastante a atenção dos jogadores pelo alto nível de detalhes. A Naughty Dog compartilhou no PS Blog como adotou técnicas especiais para dar vida aos sobreviventes.

A desenvolvedora criou expressões faciais próximas da realidade para conseguir transmitir um sentimento sem precisar necessariamente de um diálogo. Isso acontece dentro do próprio gameplay e não somente na cinemática, quando a quando foram usados atores para capturar os movimentos e renderizá-los dentro do game.

1

O animador da Naughty Dog, Keith Paciello, revelou que houve a parceria entre diferentes equipes durante o processo de desenvolvimento de The Last os Us 2. Em determinados momentos da jornada da Ellie, os jogadores verão animações faciais que possuem um raio de 20 diferentes estados de emoção para qualquer um dos 25 personagens na tela.

Segundo Paciello, toda a animação facial é um conjunto de movimentos dos olhos, linguagem corporal, respiração e outros elementos. Tudo está interligado com os momentos do ambiente, encontros, diálogos e, até mesmo, o silêncio.

Todo mundo estava ansioso para The Last of Us 2. Estávamos examinando e conversando sobre como fazer uma folha de grama ainda melhor [no jogo]. Ao fazer isso, fizemos uma panorâmica, e havia um rosto em branco no personagem. Eu estava tipo, “Oh.” Foi então que me perguntei como poderíamos simplesmente, em todo o jogo, adicionar essas batidas emocionais aos personagens, para que a qualquer momento, você pudesse dizer o que aquele personagem está sentindo.

O produtor então se dedicou em coordenar as equipes em criar todas as emoções realistas durante o gameplay, como nas horas dos combates em que toda a movimentação e expressão dos personagens indicam seus estados momentâneos.

O animador revelou ainda que o seu momento favorito para expressar exatamente tudo criado pelo sistema de animação é justamente a batalha final. Os personagens envolvidos, todo o ambiente, as cicatrizes, os gritos, a movimentação exaustiva, todos os elementos reunidos naquele momento mostram a explosão de emoções expressas nos rostos dos sobreviventes.

2

E, você…ficou impressionado pelas expressões realistas de The Last of Us 2?