Notícias

Apresentador do The Game Awards discute polêmica envolvendo jogos indies

Indicado à categoria de Melhor Jogo Indie, Dave the Diver se envolveu em uma controversa por ser financiado por empresa bilionária

por André Custodio
Apresentador do The Game Awards discute polêmica envolvendo jogos indies

Geoff Keighley, idealizador do The Game Awards, decidiu comentar a polêmica envolvendo uma das categorias da celebração. A controversa veio à tona após Dave the Diver aparecer na lista de Melhor Jogo Indie e teria motivado diversas reclamações de fãs sobre o financiamento por trás do projeto.

O debate ocorreu devido à empresa responsável pela publicação do jogo. Apesar de ser desenvolvida pelo estúdio independente Mint Rocket, a aventura para Nintendo Switch e PC é patrocinada pela Nexon, editora sul-coreana que faturou US$ 1,8 bilhão em receita somente em 2021.

Durante uma sessão de perguntas e respostas (via VGC), Keighley foi questionado por espectadores sobre a indicação do game no The Game Awards. Porém, segundo o apresentador, os encarregados pela curadoria dos jogos nomeados são o próprio júri do evento.

Olha, é uma ótima pergunta. Independente pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes e é um termo bastante amplo.

Você pode argumentar, independente significa o orçamento do jogo, independente significa onde estava a fonte de financiamento, significa o tamanho da equipe? É o tipo de espírito independente do jogo, ou seja, um jogo menor e um pouco diferente?

O showman reforça uma essência abstrata dos jogos indie e comenta que “todos têm a sua própria opinião sobre isto”. Isso permitiria Baldur’s Gate 3, por exemplo, ser considerado um projeto de menor orçamento, ao lado de Death Stranding, da Kojima Productions — ambos financiados pela PlayStation.

Se você tem uma editora, o jogo ainda é independente ou não?

baldur's gate 3
Fonte: Larian Studios

Dave the Diver concorrerá com Cocoon, Dredge, Sea of Stars e Viewfinder como Melhor Jogo Indie no The Game Awards. O evento ocorre em 7 de dezembro.

The Game Awards 2023 se afastará do selo “World Premiere”

Os aguardados trailers de “World Premiere” não serão mais exibidos a partir do The Game Awards 2023. Com isso, todos os materiais de jogos estarão integrados na mesma categoria de revelações e aparecerão na cerimônia em pé de igualdade. Clique aqui para saber mais.