O maior site de PlayStation da América Latina

Diretor critica lançamento de The Callisto Protocol, que vendeu 6 milhões

Glen Schofield, cocriador de Dead Space e diretor criativo de The Callisto Protocol, comentou abertamente sobre os bastidores do game

Diretor critica lançamento de The Callisto Protocol, que vendeu 6 milhões

Glen Schofield, cocriador de Dead Space e diretor criativo de The Callisto Protocol, comentou abertamente sobre os bastidores do desenvolvimento de seu último jogo de terror e fez críticas diretas à forma como a Krafton conduziu o lançamento.

Em entrevista ao TheGameBusiness, Schofield revelou que o objetivo inicial era simples: recuperar o investimento para garantir uma sequência e consolidar The Callisto Protocol como franquia. No entanto, segundo ele, a pandemia e, principalmente, as pressões corporativas mudaram os planos.

O estúdio Striking Distance Studios teria sido obrigado a lançar o jogo em dezembro de 2022 por motivos ligados ao desempenho da Krafton na bolsa de valores. O resultado, de acordo com Schofield, foi um lançamento “num estado miserável”, marcado por problemas técnicos e críticas pesadas. “As reclamações foram justificadas”, admitiu o criador, ressaltando que mesmo após meses de melhorias, o título não conseguiu se livrar da má impressão inicial.

Schofield ainda disse que, após forçar a estreia, a Krafton rompeu a comunicação com o estúdio, deixando a equipe sem suporte por cinco meses enquanto trabalhavam nas correções.

The Callisto Protocol bateu sua meta

Apesar das turbulências, o jogo conseguiu resultados sólidos. Segundo Schofield, The Callisto Protocol vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias — número que ele considera excelente. Mesmo em um cenário mais conservador, com 5 milhões de unidades, o criador destaca que o investimento já teria sido recuperado. Além disso, o desempenho nas plataformas de assinatura, como Game Pass e PlayStation Plus, também foi “muito bom”.

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias