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“Teraflops podem enganar”, diz arquiteto do PlayStation 5

É apenas uma das facetas do poder de processamento.

por Raphael Batista

Mark Cerny, o arquiteto responsável pelo PlayStation 5, trouxe vários detalhes técnicos sobre o videogame durante uma transmissão feita pelo canal da PlayStation. Embora o vídeo tenha exaltado as especificações do console, o projetista ressaltou que os números de “Teraflops podem enganar” os consumidores. Ele explicou que a alta quantidade em si não é o suficiente para oferecer uma experiência revolucionária.

Cerny explicou que os Teraflops são definidos como “a capacidade computacional do vetor ALU”. Esse aspecto representa apenas uma das facetas da velocidade de processamento da GPU, especificamente pelo tempo necessário para o console gerar imagens de alta qualidade. Embora os números sejam um bom atrativo, eles são apenas um dos fatores para um desempenho robusto.

Para explicar de uma forma melhor, o executivo fez uma comparação. No primeiro caso, ele definiu 36 CU rodando em 1GHz. No segundo exemplo, uma plataforma de 48 CU rodando em 0.75 GHz. O poder de Teraflops em ambas as situações é de 4.6. Essa explicação serve para ilustrar as várias facetas das especificações.

Existem muitas outras unidades, mas essa é apenas uma parte da GPU – elas funcionam mais rapidamente quando a frequência da GPU é mais alta. Com uma frequência de 33% maior, a rasterização é 33% mais rápida, o processamento do buffer fica mais ágil e os cachês têm uma largura de banda maior. A única desvantagem é que grande parte do sistema fica 33% mais distante de ciclos. Mas como disse um amigo meu: uma maré alta levanta todos os barcos.

Se você quer saber mais detalhes sobre as especificações técnicas do PlayStation 5, acesse este artigo especial.