Notícias

Diretor de Final Fantasy XVI: “O PS5 é diferente”

Hiroshi Takai se impressionou com a rapidez do desempenho do console

por Jean Azevedo
Diretor de Final Fantasy XVI: “O PS5 é diferente”

Que Final Fantasy XVI promete tirar proveito do poder de processamento do PS5 não é nenhuma novidade, mas agora, Hiroshi Takai, diretor do RPG, explicou como isso será feito. Além de gráficos de altíssima qualidade, os jogadores encontrarão interações interessantes ao se aventurar com o DualSense em mãos.

No PS Blog, Takai disse ter trabalhado com diferentes hardwares ao longo dos anos e muitos falharam em apresentar um equilíbrio entre capacidade e memória. “No entanto, o PS5 é diferente” e o deixou “impressionado com a rapidez” do desempenho — graças ao SSD.

Final Fantasy XVI
(Fonte: Square Enix)

Isso tudo surpreendeu a equipe da Square Enix ao longo do desenvolvimento de Final Fantasy XVI. Assim como Final Fantasy VII Remake, a publisher está preparando um jogo capaz de impressionar os fãs graficamente, e com o poder do console da atual geração, os detalhes exibidos na tela durante o gameplay prometem causar impacto:

Só pudemos fazer isso graças à capacidade da memória do PS5. Clive pode usar uma grande quantidade de ataques, e as animações e os efeitos deles também cabem na memória. As transições suaves entre gameplay bastante intenso para sequências cinematográficas tão intensas quanto, e vice-versa, não seriam possíveis se não fosse pela velocidade do SSD.

Como o DualSense trará imersão ao gameplay de Final Fantasy XVI

O DualSense é um dos grandes diferenciais do PS5 por entregar maior imersão ao gameplay com o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis. Takai tratou de explicar como eles aparecerão durante a ação de Final Fantasy XVI:

Existem certas seções em que o jogador terá que abrir portas pesadas ou levantar alçapões onde usamos os gatilhos adaptáveis para transmitir essa sensação de esforço e resistência. Eles também são usados ​​ao montar os chocobos. O feedback tátil pode produzir vibrações extremamente sutis que usamos para criar uma sensação de imersão nas cenas. Convertemos os efeitos sonoros usados ​​em cada cena em respostas táteis, que nos permitem retratar detalhes que nunca conseguimos antes, como os movimentos do ar.

Final Fantasy XVI DualSense

O desenvolvimento de Final Fantasy XVI já foi concluído. O game chegará ao PS5 em 22 de junho.