Notícias

Suposta homenagem oculta a Kojima é encontrada em Metal Gear Survive

"Esta é uma missão furtiva".

por Bruna Mattos
Suposta homenagem oculta a Kojima é encontrada em Metal Gear Survive

É provável que você já saiba que a saída e Hideo Kojima da Konami, empresa trabalhou por mais de 25 anos, não foi muito amistosa. Parece que alguns dos desenvolvedores de Metal Gear Survive, resolveram deixar uma mensagem escondida para o criador da franquia no próprio game, lançado no dia 20 de fevereiro.

Jogadores descobriram neste último final de semana (via Twitter) o que pode ser – nada comprovado ainda – uma homenagem a Hideo Kojima ou aos membros da Kojima Productions, o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e da Fox Engine.

1

Ao observar as primeiras letas dos sobrenomes dos soldados, é possível formar a frase KJP FOREVER ou “Kojima Productions Forever”. O nome escolhido pelo jogador separa as duas palavras na lista. A cena aparece logo nos primeiros minutos do jogo.

Ainda, é possível ver xingamentos a desenvolvedores importantes de Metal Gear Survive. Um dos soldados é listado como “Bastard Yota” (Yota Bastardo), uma referência a Yota Tsutsumizaki, o diretor do game; e “Cunning Yuji” (Yuji Ardiloso), provavelmente relacionado ao produtor de Metal Gear Survive.

Os nomes que formam a frase “KJP FOREVER” são referenciados como soldados “mortos em combate” ou “desaparecidos em combate”, enquanto Yota e Yuji são classificados como “desertores”.

No topo da lista, o nome de dois soldados formam a sigla “MG”, provavelmente uma referência à Metal Gear. Ambos também estão listados como “mortos em combate”.

Ainda não se sabe quais foram os responsáveis pelas mensagens escondidas na tela de Metal Gear Survive. No entanto, é notório que funcionários da Konami remanescentes da Kojima Productions estão descontentes com a saída de Kojima ou com os rumos da série Metal Gear.

Apesar da suposta mensagem subliminar deixada por um ou mais funcionários misteriosos, a Konami agradeceu à equipe de desenvolvimento de Metal Gear Solid V nos créditos de “Survive”. No entanto, o nome de Kojima ou de qualquer outro membro não foram citados explicitamente.

2

Após a debandada da Konami, Hideo Kojima e outros membros transformaram a KojiPRO em um estúdio independente. Atualmente, a equipe está focada no desenvolvimento de Death Stranding.