Notícias

Streaming e assinatura não substituem modelo tradicional, diz WB Games

Executivo destaca que atual modelo de distribuição de jogo não será substituído.

por Hugo Bastos
Streaming e assinatura não substituem modelo tradicional, diz WB Games

As novas tendências do mercado de jogos são o serviço de assinatura, streaming e a distribuição de jogos na nuvem. No entanto, há quem acredite que estes novos modelos não substituirão os tradicionais. Um destes casos é o presidente da Warner Bros Interactive Entertainment, David Haddad.

Ele reconhece a mudança drástica que os serviços de streaming trouxeram a outras mídias, mas acredita que tal modificação não necessariamente ocorra com os jogos eletrônicos. “Há uma diferença gritante comparada a outras formas de conteúdo”, diz David, em entrevista ao site Venture Beat, veiculada pelo Gamasutra.

Uma das razões, como destaca o executivo, seria a maneira que os jogadores abordam as experiências, e quantos jogos eles terminam por ano. David comenta, ainda nesse contexto, que reconhece a existência de jogadores que querem uma experiência mais diversificada durante o ano. Para estes, o streaming seria interessante.

No entanto, existem outros com gostos bem opostos.

Acredito que já provamos que um negócio transacional (de trocas), como chamamos, onde você paga um valor diferenciado por uma experiência, onde os jogadores podem desfrutar de 30, 40, 100 horas de gameplay – eles pagarão um valor premium por isso. Para nós, é ótimo. Temos um histórico de negócio transacional

Com base nisso, o executivo acredita que o comportamento de uma parcela, hoje, é escolher alguns jogos específicos com cautela, e investir a maior parte de seu tempo nestes jogos. Assim, esta é a maneira de o mercado taxar determinados jogos com valores diferenciados. Por fim, acredita que ambos os comportamentos podem coexistir.

Vale lembrar que o serviço de streaming é uma corrente em grande ascensão ultimamente. Sony e Microsoft até mesmo firmaram um acordo para trabalhar com esse tipo de distribuição, ao passo que o Google Stadia terá um serviço baseado exclusivamente na distribuição por streaming.