Notícias

SSDs menos parrudos “darão conta do recado” no PlayStation 5

Os testes realizados pelo The Verge foram baseados em 3 modelos: o mais lento com 3.500 MB/s de leitura e o mais rápido com 5.000 MB/s, além do hardware do próprio console

por Valdecir Emboava
SSDs menos parrudos

Caso esteja ficando sem espaço no armazenamento do seu PlayStation 5, a boa notícia é que uma atualização, ainda na versão beta (disponível apenas para alguns usuários), possibilita a expansão do SSD no PS5. Outra notícia melhor ainda é que o hardware não precisa ser dos mais rápidos (normalmente, os mais caros): a versão mais lenta encontrada pelo The Verge já deu conta do recado.

O site de tecnologia realizou uma bateria de testes de carregamentos em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, Marvel’s Spider-Man Miles Morales e outros jogos. Eles escolheram o modelo “ADATA XPG Gammix S50 Lite” (um dos mais lentos encontrado no varejo norte-americano), e traçaram comparações com o original do console e o “Sabrent Rocket”, uma versão um pouco mais robusta e com maior taxa de leitura — 5.000 MB/s.

SSD do PS5
(FONTE: Reprodução)

Segundo o feedback dos testes, mesmo sendo um SSD com leitura de 3.900 MB/s, o S50 Lite respondeu surpreendentemente bem e manteve um desempenho quase idêntico ao SSD do PS5: “às vezes é um segundo mais lento, às vezes um ou dois segundos mais rápido”. Veja os tempos registrados em uma lista com diferentes jogos (via The Verge):

Jogo SSD Interno Sabrent Rocket (5.000 MB/s) S50 Lite (3.900 MB/s)
Ratchet and Clank: Rift Apart 14s 14s 15s
Returnal 30s 30s 31s
Spider-Man: Miles Morales (PS5) 19s 18s 17s
FFVII Remake (PS5) 10s 10s 10s
Yakuza Like a Dragon (PS5) 31s 32s 32s

Afinal, o novo SSD do PS5 poderá ser, efetivamente, uma versão com menores taxas de leitura? Bom, depende. Isso a curto prazo pode parecer viável, mas não sabemos se o hardware mais lento dará conta da demanda de alguns jogos futuramente — afinal, a Sony definiu as especificações necessárias por uma razão.

Seagate confirma que o “FireCuda 530” será compatível como SSD no PS5

Após a divulgação do novo firmware e a possibilidade de expansão do SSD do PS5, a Seagate confirmou que o “FireCuda 530” será totalmente compatível com o console. Alguns testes foram feitos em parceria com a própria Sony para avaliar o funcionamento do dispositivo. Confira os detalhes!