Notícias

Geoblock: Square Enix sustenta nicho e deve evitar foco no mercado ocidental

Publisher deverá manter sua identidade para o mercado oriental e apostará em novos modelos de negócios

por André Custodio
Geoblock: Square Enix sustenta nicho e deve evitar foco no mercado ocidental

O presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, reforçou seu posicionamento de mercado em entrevista recente ao Yahoo Japan. Mesmo considerando a importância das vendas em escala global, o executivo sustentou seu nicho atual e afirmou ser um erro se adequar à indústria ocidental, a fim de buscar reconhecimento e competir com os grandes centros.

Segundo Matsuda, “o mercado de jogos está globalizado”, mas segue com amplo domínio de desenvolvedores e editores dos Estados Unidos e China. Para contornar essa situação e fazer frente aos outros mercados, a Square deveria permanecer fiel à sua identidade e focar no que “torna os jogos japoneses bons”, como os aspectos técnicos de RPGs renomados.

“Mas, curiosamente, se os desenvolvedores japoneses tentarem imitar os jogos ocidentais, eles não poderão fazer bons [jogos]. Os designs dos monstros e os efeitos visuais e de áudio ainda são um pouco japoneses. E jogadores de todo o mundo sabem que é isso que torna os jogos japoneses bons”, declarou o executivo. “Os mercados estrangeiros são importantes, mas não basta desenvolver apenas para eles”.

arte de final fantasy 12, da square enix, com cidade de bhujerba,
Arte de Final Fantasy 12

Nos últimos anos, a Square Enix adquiriu ampla visibilidade no mercado ocidental, especialmente após acordos de parcerias com empresas como Crystal Dynamics, Dontnod, IO Interactive, People Can Fly, PlatinumGames e outras. Porém, franquias de JRPGs como Final Fantasy e Dragon Quest seguem em alta, à medida que a publisher estuda viabilizar outras formas de monetização e se concentrar em jogos que fujam do tradicional.

Rede de blockchains em jogos da Square Enix

Durante a mesma entrevista, Matsuda reforçou o desejo em investir em “jogos para ganhar” blockchains, mantendo um olhar para o futuro e para a criação de conteúdos que recompensem a comunidade. A iniciativa abriria portas para o estabelecimento de uma criptomoeda própria e para a entrada em um cenário inovador, unindo tecnologias revolucionárias com o interesse dos fãs em acessar títulos mais interessantes. Clique aqui para saber mais.