Notícias

Para “sufocar” o Xbox, Sony assegurou exclusividades de GTA no PS2

A PlayStation buscou parcerias com suas parceiras para se posicionar melhor no mercado

por Jean Azevedo
Para “sufocar” o Xbox, Sony assegurou exclusividades de GTA no PS2

A exclusividade de GTA 3 no PlayStation 2 foi uma estratégia crucial para a Sony, visando manter sua liderança no mercado diante do lançamento do Xbox. O acordo foi uma reação direta à chegada da nova plataforma da Microsoft, que ameaçava o domínio da marca.

Chris Deering, ex-executivo da Sony, explicou a abordagem da empresa na época em entrevista ao GameIndustry: 

Estávamos preocupados quando vimos o Xbox chegando. Sabíamos que a exclusividade era fundamental em muitos campos. Pouco antes do Natal, procuramos nossas parceiras com ofertas para manter seus jogos na próxima geração exclusivos no PlayStation por dois anos.

GTA melhores campanhas capa

Entre os acordos feitos, destacou-se o fechado com a Take-Two Interactive. Esse contrato garantiu que os próximos três títulos da série GTA fossem lançados exclusivamente no PlayStation 2, consolidando a plataforma como líder do mercado durante o início dos anos 2000:

E um dos acordos que fizemos foi com a Take-Two para os próximos três jogos Grand Theft Auto. Na época, não estava claro que Grand Theft Auto 3 seria tão grande quanto foi, porque costumava ser um jogo de cima para baixo. Foi muita sorte para nós. E, na verdade, sorte para eles, porque eles ganharam um desconto nos royalties que pagaram. Esses acordos não são incomuns em indústrias com plataformas. Incluindo hoje com coisas como mídia social.

No final das contas, GTA 3 foi histórico, mudou a indústria e marcou uma nova abordagem para os demais jogos da série.

GTA 3 teria sequência em Tóquio, confirma ex-Rockstar

Falando nos Grand Theft Auto lançados para o PS2, o próprio GTA 3 contaria com uma sequência baseada em Tóquio. Entretanto, a cultura japonesa não foi tão receptiva ao modelo “satírico” da saga. Entenda melhor aqui!