Especiais

Viva Claude! GTA III, o “jogo que mudou a indústria”, completa 20 anos

O primeiro jogo da franquia a ser lançado totalmente em 3D completa 20 anos de lançamento

por Jean Azevedo
Viva Claude! GTA III, o

GTA III, jogo lançado em 22 de outubro de 2001 para PlayStation 2, está completando 20 anos nesta sexta-feira (22). Com o mesmo conceito de seus antecessores, o game foi o primeiro da franquia a contar com o visual completamente em 3D na série.

Com Claude como protagonista, a história marcou época e retornará renovada em GTA: The Trilogy — The Definitive Edition. Segundo os diretores, a obra iniciou uma nova era na imersão e criação de jogos.

GTA III foi corajoso e diferente

GTA III (1)

Em entrevista ao InputMag, o diretor artístico Aaron Garbut comentou sobre a mudança 2D para 3D. Segundo ele, isso foi muito além de uma simples alteração na perspectiva. A equipe de desenvolvedores mudou a maneira de produzir e encarar as produções do estúdio, e principalmente, na criação de um novo mundo.

Conforme vimos o quanto queríamos imergir os jogadores no mundo, deixá-los interagir com o universo do game e seus personagens desde o início, isso começou a deixar claro como a equipe enxergava o jogo com um todo.

Antes de Grand Theft Auto III, os jogos eram somente uma coisa para se jogar, uma aventura na qual você participou ou um quebra cabeça que você resolveu. GTA III fez deles um lugar para se viver.

Desenvolvido pela DMA Design

A Rockstar North era conhecida como DMA Design na época. A equipe foi responsável pelo desenvolvimento de GTA III e por todas as inovações implementadas no título. Logo após o lançamento, a nova nomenclatura acabou adotada pelo estúdio.

A ousadia da equipe refletiu nas vendas

GTA III (2)

GTA III começou a ser vendido por US$ 49,95 — pela cotação da época, R$ 138,81. Em 2001, se tornou o jogo mais vendido nos EUA. Até 2008, de acordo com a Take-Two Interactive, 14,5 milhões de cópias foram comercializadas.

A inovação rendeu boas notas

GTA III

A crítica especializada e o público abraçaram as mudanças de GTA III. No Metacritic, a nota média obtida pelo jogo foi de 97/100. No mesmo portal, 980 jogadores classificaram o game com uma média de 8.4/10. Surpreendeu ou não?

A equipe não sabia como seria a reação dos jogadores

Na mesma entrevista ao InputMag, Garbut revelou como a equipe reagiu durante a concepção do jogo. Se tratava de algo animador e diferente, mas a dúvida se o projeto cairia nas graças dos jogadores era constante.

Era “o jogo que todos queriam jogar“, e os devs não viam a hora de compartilhar essa animação com o mundo todo. Hoje, o grupo está “incrivelmente grato pelas pessoas terem amado o jogo tanto quanto eles“.

Falando em recepção do público, polêmicas surgiram…

Repetindo a repercussão de praticamente todos os lançamentos, GTA III foi banido em alguns países, como a Austrália. A presença de drogas, garotas de programa e roubos de carro, obviamente, deixou órgãos governamentais “furiosos”. 

Pouco depois, a Rockstar lançou uma versão com censuras e com classificação para jogadores com mais de 15 anos de idade. Nesta edição, a desenvolvedora removeu cenas “pesadas” e a possibilidade de interagir com as profissionais.

No começo, o game não causou hype

De acordo com Garbut, quando GTA III foi exibido na E3, State of Emergency chamou muito mais atenção.

Isso foi difícil, mas nos reagrupamos e usamos como combustível.

No final, sua produção acabou se destacando e moldando os futuros lançamentos da companhia.

A narrativa tinha de tudo

GTA III (4) - Catalina

A história de Claude, o protagonista do game, teve de tudo. Envolvimento com drogas, traição, fuga da prisão e um desfecho de respeito. A narrativa, segundo os desenvolvedores, também foi uma das principais inovações do título. Vale relembrar a saga do personagem.

No fim, GTA III deixou um legado

GTA III (3)

O foco em construir mundos, contar histórias e deixar os jogadores livres para fazer o que bem entenderem em um mundo aberto repleto de opções deixou uma marca. Isso refletiu nos futuros projetos da Rockstar e da indústria no geral, segundo Garbut.

O designer classifica GTA III como o pontapé inicial, mas lembra de Shenmue, da SEGA, considerado um jogo à frente do seu tempo. O diferencial entre os dois foi o retorno financeiro, novidades nas mecânicas, e a liberdade de escolhas.

GTA III nos ajudou a deixar claro nossa abordagem ao produzir jogos e isso foi algo que ficou conosco em todos os outros games, desde GTA III até GTA V, a série Red Dead Redemption e tudo mais: nós estamos focados em construir mundos mais realistas, detalhados, interessantes, variados e vivos possíveis.

GTA: The Trilogy — The Definitive Edition renovará o clássico

GTA The trilogy - The Definitive Edition (14)

Para retornar com grande estilo aos consoles de nova geração, a Rockstar lançará, em 11 de novembro de 2021, a trilogia da franquia remasterizada. Sendo assim, o legado continua, e com visual renovado. Fique por dentro de todos os detalhes aqui!

Nestes 20 anos de GTA III, qual parte do game mais te marcou? Conta pra gente nos comentários!